Sociedade, Trofa

Câmara da Trofa aposta em medidas de poupança e redução de custo da iluminação pública

No âmbito de um conjunto de medidas tomadas por parte da câmara municipal da Trofa com o objetivo de poupar recursos e diminuir as despesas correntes, será implementado um reajustamento do horário de ligação e desligação da iluminação pública, nos locais onde a mesma é ligada através de relógio astronómico.

 

A iluminação pública em todo o Concelho da Trofa será adiada 30 minutos e será também antecipada a sua desligação em 30 minutos.

 

Enquadrada igualmente, neste conjunto de medidas tendentes à poupança, a Autarquia Trofense irá ainda proceder a uma experiência piloto, de ligar de forma alternada a iluminação pública. Desta forma, a “zona piloto” estará localizada na Rua Cesário Verde, onde a iluminação será desligada alternadamente em cada uma das vias, incluindo a rotunda junto ao Túnel dos caminhos-de-ferro e em parte da Rua Nossa Senhora de Fátima, em S. Martinho de Bougado.

 

Depois da experiência nesta primeira zona, e verificando-se pertinente, será alargada a todas as outras zonas do concelho.

 

Entretanto, e na mesma área, a Edilidade Trofense viu aprovada uma candidatura no âmbito do projeto “Gestão de Iluminação Pública do Município da Trofa. Esta candidatura está inserida no domínio da “Energia” integradas no objetivo Específico “Promoção de ações de eficiência energética” Eixo Prioritário I – “Competitividade, Inovação e Conhecimento” do Programa Operacional Regional do Norte 2007-2013.

 

Esta candidatura prevê a instalação de reguladores de fluxo nas principais ruas da cidade da Trofa, num investimento total de cerca de 244 mil euros, comparticipados em 80 por cento por fundos comunitários.

 

Esta iniciativa visa a utilização racional de energia e da eficiência energético-ambiental na rede de iluminação pública, permitindo desta forma, que a Autarquia Trofense passe a reduzir significativamente a fatura energética.

Se precisa de desenvolvimento de lojas online pode ver a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *