Está patente na Biblioteca Municipal do Seixal até ao dia 12 de novembro, sábado, a exposição Origem e Princípio, mostra comemorativa dos 900 anos do nascimento de Afonso Henriques, fundador de Portugal.
Entre 6 e 28 de Outubro a exposição recebeu 808 visitantes, dos quais 763 são crianças e 45 são professores.
De acordo com as fontes históricas, o nascimento de Afonso Henriques terá ocorrido há 900 anos, entre 1006 e 1111. Ainda que se constate entre os historiadores uma falta de unanimidade sobre a data desta ocorrência, afigura-se oportuno assinalar em 2011 esta comemoração. É a data defendida por Alexandre Herculano, e coincide com o período limite em que se pode fixar o nascimento do primeiro rei de Portugal, figura histórica a que está associada a origem dos portugueses enquanto grupo social e cultural num espaço geográfico, e de Portugal, enquanto entidade política independente.
Com esta exposição o Seixal deseja destacar este acontecimento e o seu relevante significado histórico: o do nascimento de Portugal, homenageando o fundador de uma nação, bem como a existência e o percurso histórico de Portugal, entidade social e política com uma narrativa histórica, cultural, material e simbólica.
Paralelamente, outras iniciativas educativas em torno da exposição permitem também valorizar, centrar e afirmar a realidade concelhia quer no processo narrativo histórico, quer na realidade atual do poder local democrático, cujas raízes se fundam nos primórdios da história portuguesa.
Se precisa de empresa de email marketing pode ver a Livetech