O Auditório da Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, em Mangualde, acolhe no próximo dia 23 de Setembro, sexta-feira, o Seminário «Bom Ninho, Bom Passarinho». O seminário, que vai já na sua terceira edição, é dedicado ao tema «(DES)Responsabilidades Parentais». A iniciativa é organizada pela Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Mangualde (CPCJ) e conta com o apoio da Câmara Municipal de Mangualde.
Armando Leandro, Presidente da Comissão Nacional de Protecção Crianças e Jovens em Risco (a confirmar), D. Ilídio Leandro, Bispo de Viseu, João Azevedo, Presidente da Câmara de Mangualde, e Maria José Coelho, Presidente da Comissão de Protecção Crianças e Jovens de Mangualde e Vereadora de Acção Social da autarquia estarão presentes na sessão de abertura.
O seminário apresenta dois painéis de debate. O primeiro painel, moderado por Isabel Costa, Procuradora Adjunta do Ministério Público do Tribunal Judicial de Mangualde, incidirá sobre os temas: “Exercício das responsabilidades parentais em caso de separação ou divórcio: o lugar do género nos acordos e decisões judiciais”, abordado por Ana Reis Jorge, do CICS – Centro de Investigação em Ciências Sociais da Universidade do Minho, e “Parentalidade positiva”, por Tiago Craveiro Neves, do Núcleo de Coimbra da APIPDF – Associação para a Igualdade Parental e Direitos dos Filhos. O II Painel, terá como temática “A criança, a família e os direitos”, abordada por Laborinho Lúcio, Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça, e será moderado por Cristina Lopes, Advogada e Conselheira para a Igualdade.
Contribuir para a melhoria das boas práticas fomentando a cooperação multidisciplinar e interinstitucional, proporcionar a troca de experiências entre os técnicos e a comunidade e sensibilizar a comunidade para a conciliação da vida profissional e familiar são os três objectivos que norteiam este encontro. O seminário destina-se em especial às comissões de crianças e jovens em risco, técnicos superiores com intervenção nas áreas de ciências sociais e humanas, juristas, médicos, técnicos de saúde, professores, pais e encarregados de educação.
As inscrições são gratuitas mas de carácter obrigatório e devem ser efectuadas até ao dia 20 de Setembro, através dos email´s cpcj@cmmangualde.pt ou ssocial@cmmangualde.pt, do telefone 232 619 880 ou do fax 232 623 958.
PROGRAMA
9h00 – Abertura do Secretariado
9h30 – Sessão de Abertura
Armando Leandro – Presidente da Comissão Nacional de Protecção Crianças e Jovens em Risco (a confirmar)
D. Ilídio Leandro – Bispo de Viseu
João Azevedo – Presidente da Câmara de Mangualde
Maria José Coelho – Presidente da Comissão de Protecção Crianças e Jovens de Mangualde
I Painel
Moderadora: Isabel Costa
Procuradora Adjunta do Ministério Público do Tribunal Judicial de Mangualde
10h00 – “Exercício das responsabilidades parentais em caso de separação ou divórcio: o lugar do género nos acordos e decisões judiciais”
Ana Reis Jorge – CICS – Centro de Investigação em Ciências Sociais da Universidade do Minho
10h45 – Coffee break
11h15 – “Parentalidade positiva”
Tiago Craveiro Neves – APIPDF – Associação para a Igualdade Parental e Direitos dos Filhos – Núcleo Coimbra
12h30 – Debate
13h00 – Almoço
II Painel
Moderadora: Cristina Lopes
Advogada e Conselheira para a Igualdade
14h30 – Animação Musical Juvenil – “Made-Orquestra”
15h00 – “A Criança, a Família e os Direitos”
Laborinho Lúcio – Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça
15h45 –Debate
16h00 – Sessão de encerramento
Se precisa de Agência de design gráfico pode ver a Livetech