Educação, Entroncamento, Sociedade

Projecto CEPE “Centro de Estudos Politécncinos do Entroncamento”

A Escola Superior de Tecnologia de Abrantes, adstrita ao Instituto Politécnico de Tomar – IPT, apresentou à Câmara Municipal do Entroncamento, uma proposta, no sentido de ser criado na Cidade do Entroncamento, um pólo daquela instituição, denominado Projecto CEPE “Centro de Estudos Politécnicos do Entroncamento”.

Não se trata apenas de uma extensão do IPT, com os cursos já existentes mas, pelo contrário, de uma nova oferta, especificamente pensada, estruturada e vocacionada para o Concelho do Entroncamento, porquanto se relaciona com os Caminhos de Ferro.

 

Trata-se da UNIDADE 2: Indústria Ferroviária que, entre a oferta educativa apresentada, se destaca pela originalidade. É um curso absolutamente inovador, baseado na Tecnologia Ferroviária, que abarca os Cursos CET’s (Cursos de Especialização Tecnológica) e Pós-graduação. Para a implementação destes cursos o IPT pretende estabelecer ligação com a REFER e a EMEF, nomeadamente através da constituição de um grupo consultivo de Técnicos Superiores das empresas referidas, proceder ao fabrico de componentes e manutenção de equipamento ferroviário, assegurar a formação de técnicos e garantir estágios profissionais.

 

Destaca-se ainda, outro aspecto inovador e amplamente atractivo para os jovens, pois é acompanhado de uma componente prática de grande relevância, destinada a verificar a apetência dos alunos para determinada área. Referimo-nos à UNIDADE 6: Academia IPT. Esta Academia selecciona os melhores alunos do Ensino Secundário da Região e prepara-os para o Ensino Superior, através de práticas laboratoriais de reconhecido interesse e valor. Para premiar os melhores alunos, ou alunos que revelem aptidões muito peculiares, A Academia IPT atribui Bolsas de Estudo. Todos os outros alunos terão possibilidade de ingressar nesta Academia, mediante o pagamento de uma propina.

 

Desta oferta educativa evidencia-se ainda, na Unidade 1: Línguas, a importância do “Inglês Técnico”, as ditas “Línguas Raras” e a “Língua Portuguesa para Imigrantes” – PLE (Português Língua Estrangeira).

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