O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Castro Fernandes, e o representante da Parque Escolar, Engº Luís Martins, visitaram o andamento das obras de ampliação e de requalificação da Escola Secundária de D. Dinis, em Santo Tirso, acompanhados pela Vereadora da Educação, técnicos municipais, director da escola, Dr. Carlos Teixeira, e pela Adjunta do Director, Dra. Helena Ramalho.
16,9 milhões de euros é o orçamento desta obra que vai mudar completamente todo o edifício daquele estabelecimento de ensino inaugurado em 1983, pelo Ministro de Equipamento Social, Arqº Rosado Correia. Os actuais pavilhões que existem e que são dispersos vão ser unidos, através da construção de um novo edifício. Esta intervenção vai dotar aquela escola de condições invejáveis. Serão remodelados cerca de 10 mil m2 e construídos 5,5 mil m2. Os arranjos exteriores totalizam uma área de cerca de 21 mil m2. Os alunos vão poder usufruir de 7 laboratórios e de dois ginásios com condições ímpares (o actual totalmente requalificado e um novo).
Do ponto de vista arquitectónico, vai deixar de ser uma escola fechada, de costas voltadas para a comunidade para se abrir à mesma, segundo explicou o arquitecto da obra Camilo Cortesão. A fachada da escola será totalmente construída de raiz e terá continuidade física, deixando de aparecer os actuais pavilhões isolados e fechados.
As obras estão a ser desenvolvidas em 3 fases por forma a não perturbar o bom funcionamento das aulas, prevendo-se a conclusão total dos trabalhos em finais de 2012. A 1ª fase deverá ficar concluída no final de 2011.
As preocupações de segurança na obra são levadas ao máximo cuidado, havendo reuniões semanais e mensais com todos os intervenientes na mesma. Também as áreas exteriores estão a ser estudadas com vista à sua remodelação e melhoria das condições de segurança para peões (alunos).