A partir deste domingo, 31 de Julho, o super-ferry “Volcán de Tinamar” passa a assegurar a ligação marítima entre Portimão e o Funchal, o que irá suceder até final de Setembro.
Esta viagem inaugural também se reveste de especial importância porque nela seguirão as viaturas, os pilotos, o pessoal técnico e demais logística destinada à próxima edição do Rally Vinho da Madeira.
O “Volcán de Tinamar”, pertencente ao armador Naviera Armas, distingue-se do ferry “Volcán de Tijarafe”, que irá para manutenção, por factores como a modernidade, o conforto proporcionado aos passageiros e as dimensões.
Entre outras características, o navio possui 178 metros de comprimento e 30 mil toneladas de arqueação bruta, estando preparado para transportar 1457 passageiros, mais do dobro dos que podem embarcar no ferry que será temporariamente substituído, possuindo 122 camarotes e uma capacidade de 2010 metros lineares para carga rodada, deslocando-se em serviço a uma velocidade média de 24,5 nós.
O reforço da aposta da companhia, sediada nas Canárias, está directamente relacionado com a crescente aceitação que esta linha semanal tem tido desde que foi inaugurada – há precisamente três anos – e que atinge um importante pico nos meses de Verão, sendo de realçar ainda o gradual aproveitamento da mesma por empresas algarvias que pretendem investir no mercado da Região Autónoma da Madeira.