Cultura, Mação

III Estágio de Sopros e Percussão em Mação ofereceu fantásticos concertos

Mação acolheu, pelo 3.º ano consecutivo, o Estágio de Sopros e Percussão organizado pelo Firmação – Conservatório de Música de Mação, com o apoio da Câmara Municipal de Mação.

Neste estágio participam jovens do país, muitos ligados à Canto Firme de Tomar e ao pólo desta em Mação, o Firmação. São jovens que frequentam um nível de ensino de música mais avançado, estudam em Conservatório e que, durante 4 dias, se juntaram sob a batuta de vários professores convidados para desenvolver a sua arte.

Além do ritmo mais intensivo, a novidade de modos de trabalho diferentes dos seus professores, conferem a estes estágios um trabalho ímpar que se traduz, sempre, na oferta de Concertos de excelência a Mação.

Este ano passaram por Mação alguns alunos e professores de música franceses que, numa tournée pelo país vieram a Mação pela mão de Quitó de Sousa, Professor do Conservatório de Música de Paris, ligado a vários projectos musicais e que tem ligações familiares a Mação. Este Estágio com jovens músicos e professores franceses em Mação aconteceu no âmbito do 10º aniversário da Associação Guitar’ Essonne de Paris. Na noite de quarta-feira, 20 de Julho, este excelente grupo brindou Mação com um Concerto muito interessante no Cine-Teatro de Mação.

Dois dias depois, na sexta-feira, o grupo de Professores que orientaram o III Estágio de Sopros e Percussão deu um fantástico Concerto na Igreja da Misericórdia, num ambiente muito agradável para uma plateia agradavelmente cheia e satisfeita.

No sábado, dia 23 de Julho, foi a vez de os alunos mostrarem o seu trabalho brindando Mação com o tradicional Concerto de encerramento do Estágio de Sopros e Percussão. O Cine-teatro voltou a vibrar com música de qualidade e a plateia, que vem ganhando assistência ano após ano, ficou muito satisfeita com a qualidade da música oferecida pelos jovens e crianças ali presentes. Para Mação é uma satisfação e orgulho imensos ver ali tantas caras “da terra” que souberam aproveitar a oportunidade única que lhes foi dada com a abertura do pólo do Conservatório de Tomar em Mação. Nuno Leal, responsável pelo Firmação referiu no final do Concerto que para a Canto Firme a abertura deste pólo em Mação foi uma aposta muito feliz, que tem mostrado que valeu muito a pena, quer pela vontade e pelo entusiasmo dos jovens músicos, quer pelo fantástico apoio que têm recebido da Câmara Municipal de Mação. Em particular para estes Estágios, Nuno Leal realçou ainda o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Mação na confecção das refeições.

No final do Concerto, em ambiente de verdadeira festa, foram distribuídos certificados de participação aos jovens músicos e foram homenageados os dedicados professores.

A distribuir os certificados de participação estiveram o Presidente e o Vice-presidente da Câmara Municipal de Mação, Saldanha Rocha e Vasco Estrela, bem como os presidentes das Juntas de Mação e Envendos, Jaime Conde e João Pereira. Saldanha Rocha mostrou-se muito satisfeito com o trabalho apresentado no Concerto e referiu que um povo não vive só de Cultura mas que esta aposta tem dado e vai dar muitos frutos a Mação, no caso do estágio, pela oportunidade que é dada aos jovens. Sobre a aposta num pólo do Conservatório em Mação Saldanha Rocha referiu que, envolvendo algum esforço é, acima de tudo, uma tentativa de oferecer algo mais aos nossos jovens, mais oportunidades, mais ferramentas para trabalharem o seu talento e as suas vidas. Saldanha Rocha terminou com uma referência a uma nadadora sul-africana, uma campeã a quem falta um braço e que, sendo uma referência de força diz que “pior do que não alcançar objectivos é não os ter”.

Se precisa de gestão de redes sociais pode ver a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *