No dia 24 de Julho, domingo, às 21h45, a Igreja Românica de São Pedro de Rates irá acolher um concerto de música da época da Imperatriz Leonor de Portugal e da sua filha Kunigunde, integrado no 33º Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim (FIMPV).
O agrupamento vocal Stimmwerck estreia-se em Portugal com uma proposta que recria a música provavelmente praticada na corte de Leonor de Portugal (filha de D. Duarte) e de Frederico III de Habsburgo. A filha Kunigunde, pelo casamento com Alberto IV da Baviera, viveu durante a época [e nos centros] em que a música em geral estava a ser submetida a forte transformação a caminho de um verdadeiro ideal renascentista. A inserção neste concerto de música de alguns mestres portugueses da Renascença leva-nos ao limiar do Barroco.
Stimmwerck
O agrupamento Stimmwerck foi fundado em Munique em 2001. É um agrupamento de solicitados profissionais especializados em música vocal; os dois tenores, Gerhard Hölzle e Klaus Wenk, o baixo Marcus Schmidl, e o contratenor Franz Vitzthum dão ao quarteto uma inconfundível sonoridade. Stimmwerck dedica-se em particular aos compositores da Renascença e à sua quase que inesgotável riqueza de música vocal. A pesquisa em arquivos dotados de colecções musicais e frequentes intercâmbios com musicólogos servem de base ao seu trabalho, completado por gravações regulares em estúdios como os da Aeolus, Cavalli Record e Christophorus, entre outros.
Os CDs gravados por Stimmwerck, altamente elogiados pela imprensa, incluem selecções do famoso Codex de S. Emmeram e uma compilação de canções alemãs intituladas Gyri gyri gaga, bem como os retratos musicais dos compositores Heinrich Finck (1445-1527), Adam von Fulda (1444-1505) e, mais recentemente, Leonhard Paminger (1495-1567).
Stimmwerck tem uma activa agenda de concertos na Alemanha e no estrangeiro; cantou em prestigiados festivais como no Laus Polyphoniae de Antuérpia, o Niedersächsischen Musiktagen (Festival de Música da Baixa Saxónia), Bachfest de Leipzig e Resonanzen de Viena.
A designação Stimmwerck inspira-se no mesmo termo usado para um grupo de instrumentos iguais ou similares, como, por exemplo, Michael Praetorius o fez no seu manual Syntagma Musicum.
O agrupamento é o anfitrião do anual Stimmwercktage [“os Dias de Stimmwerck”] em Adlersberg, perto de Regensburg, desde 2005. Utilizando moderna tecnologia, selecciona e apresenta um compositor da Renascença e as suas obras.
Consulte o programa completo do 33º Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim, no portal municipal.
Se precisa de gestão de publicidade online pode ver a Livetech