No dia 22 de Julho, sexta-feira, às 21h45, irá actuar, no Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim, a Orquestra Sinfónica da Póvoa de Varzim (OSPV), sob a direcção musical de Luís Carvalho. A anteceder o espectáculo, haverá, às 21h00, um encontro informal do público com os autores das obras em estreia mundial a concretizar no concerto: Gonçalo Gato (“Vectorial-Modular”), Osvaldo Fernandes (“Sopros de um vento extinto”) e Christopher Bochmann (“Divertimento”).
A anteceder a estreia das duas obras seleccionadas pelo júri (dos compositores Gonçalo Gato e Osvaldo Fernandes), será ouvida a encomenda do FIMPV 2011 ao compositor Christopher Bochmann (“Divertimento”), na temporada em que se comemora o seu 60º aniversário e o 30º de trabalho em Portugal.
Depois de interpretadas as peças de Gonçalo Gato e Osvaldo Fernandes, o júri desta 6ª edição do Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim – Christopher Bochmann (Presidente), Pedro Amaral, Carlos Caires e Carlos Marecos – irá reunir-se para a atribuição de prémios e posterior anúncio do vencedor da “música para orquestra” / Prémio “Câmara Municipal da Póvoa de Varzim”.
O concerto encerra com a Sinfonia nº 9 de Dmitry Shostakovich. Luís Carvalho, um dos mais versáteis músicos portugueses da nova geração, dirigirá a OSPV, fundada em 2002. O agrupamento integra regularmente a programação do Festival, tendo já participado na gravação de 4 CD’s.
Orquestra Sinfónica da Póvoa de Varzim | agrupamento residente do FIMPV
A OSPV foi criada em 19 de Outubro de 2002 pelo Município da cidade.
É um privilegiado instrumento de trabalho do Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim na preparação, execução e gravação de obras encomendadas a compositores portugueses contemporâneos e galardoados pelo Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim.
Apresenta-se publicamente em concertos na Póvoa de Varzim (incluindo a participação nas mais recentes edições do seu Festival, desde 2003), no Porto (Igreja da Lapa, em 2003, e Coliseu do Porto, em 2005 e 2006), Óbidos (Festival de Ópera, 2006), Figueira da Foz (no Centro de Artes e Espectáculos, em 2004), e Portimão, Faro e Vila Real de Santo António (Festival Internacional de Música do Algarve, em Maio de 2007).
Além do seu Director Musical fundador, Maestro Osvaldo Ferreira, têm colaborado com a OSPV os maestros Cesário Costa, Charles Roussin e Luís Carvalho, agrupamentos e solistas como o Coro da Sé Catedral do Porto, Daniel Rowland, Alexandra Trindade e Augusto Trindade (violino), Miguel Magalhães, Jean-Marc Luisada, Roger Muraro e Valentina Igoshina (piano), Sílvia Mateus, Teresa Cardoso de Meneses e Ana Ester Neves (sopranos), Luís Rodrigues (barítono), António Carrilho (flauta), Marco Pereira e Alexander Znachonak (violoncelo), Samuel Bastos (oboé), Rui Lopes (fagote), Coro da Camerata de Musica Antiqua de Curitiba (Brasil), entre outros.
A OSPV já gravou quatro CDs para a editora Numérica. Três são inteiramente dedicados a obras encomendadas pelo FIMPV ou a premiados pelo Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim. (…) são raros aqueles projectos que reúnem, de forma tão completa e coerente quanto este, todas as etapas da produção musical, desde a encomenda das obras até à sua difusão em concertos ao vivo e mediante o suporte CD, passando por uma dimensão social e pedagógica evidente no aproveitamento artístico de identidades culturais e do capital humano saído dos estabelecimentos de ensino superior (…). (Teresa Cascudo, in Público de 31 de Janeiro de 2004).
A OSPV (uma das actividades da Associação Pró-Música da Póvoa de Varzim), beneficia do apoio do Ministério da Cultura/Direcção-Geral das Artes desde 2005.
Acompanhe o 33º Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim, no portal municipal.
Se precisa de uma Empresa de Marketing Digital pode ver a Livetech