Porto de Mós, Sociedade

Sessão de Trabalho da Rede Urbana para a Competitividade e Inovação do Pinhal Litoral em Porto de Mós

O seu browser pode não suportar a apresentação desta imagem. A Comunidade Intermunicipal do Pinhal Litoral e os municípios que a compõem encontram-se a liderar a Rede Urbana para a Competitividade e a Inovação do Pinhal Litoral, tendo como principal objectivo a promoção da competitividade económica do território.
O Programa Estratégico da Rede sustenta-se em diversos projectos, sendo de destacar o Plano de Marketing e Branding territorial, como ferramenta de suporte à criação de uma imagem actual e atractiva da região, através da organização e desenvolvimento dos seus factores distintivos, com base na segmentação de públicos e mercados-alvo. Com esta ferramenta pretende-se garantir o reforço do território como destino turístico emergente e como região propícia ao desenvolvimento de negócios (“business friendly”).
De um ponto de vista operacional, a concretização dos objectivos descritos implica, numa fase preliminar, a elaboração de uma diagnóstico aprofundado da região, a análise dos factores internos e externos que influenciam a atracção de pessoas e investimento e a aprendizagem de experiências já desenvolvidas em outros territórios de características análogas.
Foi com este propósito que o Município de Porto de Mós e a Comunidade Intermunicipal promoveram no passado dia 15 de Julho, no Cine-teatro de Porto de Mós, a primeira de várias reuniões preliminares, que têm como objectivo principal reunir os principais agentes municipais e regionais, e assim debater qual o caminho mais assertivo para a criação de uma estratégia comum de promoção da região do Pinhal Litoral.

A Câmara Municipal de Porto de Mós, a Entidade Regional de Turismo de Leiria – Fátima, o ICNB, a Oikos, representastes dos Alojamentos ou das indústrias locais são alguns dos exemplos das entidades que marcaram presença neste debate, que após uma primeira apresentação do objectivo da sessão de trabalho, decorreu de forma entusiasta e marcado pela forte participação dos intervenientes.

Entre os temas mais quentes, referência para a dicotomia entre a riqueza paisagística e extractiva das Serras d’Aire e Candeeiros e a necessidade de equilibrar as duas fontes de investimento, de modo que se possa retirar proveito de ambas. Por outro lado, e num âmbito mais alargado, os agentes regionais consideraram como principal obstáculo à criação de uma imagem comum o excessivo “bairrismo” que se vive em cada Municipio, havendo necessidade de criar uma rede conjunta de actividades turísticas e económicas que complementem as lacunas de cada região criando, assim uma oferta integrada e variada capaz de satisfazer as necessidades de quem se dirige à Região do Pinhal Litoral e, mais do que isso, torná-la atractiva, quer para o investimento, quer como destino turístico de excelência, com espaço no mercado.

Porto de Mós foi o primeiro de uma ronda de debates que vão continuar, culminando numa apresentação final que resumirá a informação recolhida e a estratégia de marketing delineada para a promoção da marca Pinhal Litoral.

Próximos debates:

Reunião Batalha

21/07/2011 (14h30)

Câmara Municipal

 

Reunião Leiria

19/07/2011 (10h)

Câmara Municipal

 

Reunião Marinha Grande

22/07/2011 (14h30)

Câmara Municipal

 

Reunião Pombal

22/07/2011 (10h)

Câmara Municipal

Se precisa de criação de lojas online pode ver a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *