Gondomar, Sociedade

JF S. Pedro da Cova – Gondomar

Na mais recente reunião de Câmara foi aprovada, por unanimidade, a proposta de adjudicação da construção do Edifício Sede da Junta de Freguesia de S. Pedro da Cova. Depois de cerca de 18 anos instalada em espaços provisórios, ou arrendados, esta freguesia irá passar a ter Sede própria.

Com uma localização privilegiada, mesmo no centro da freguesia, ao lado da Igreja local (numa parcela integrada em loteamento habitacional de realização recente), a futura Sede da Junta será implantada num terreno com uma área de quase 900 metros quadrados. Terreno que, sendo propriedade da Câmara, foi disponibilizado para este efeito.

A área total a construir será de 694 metros quadrados. O projecto aponta para a criação de um edifício onde se localizem espaços de atendimento público e outros de diferenciada utilização. O novo edifício terá dois pisos, integrando-se na topografia do local. No piso superior, com acesso pela Rua Álvares Cabral, localiza-se a entrada do edifício – que dará acesso ao átrio (onde estará a Secretaria da Junta). Este átrio servirá, também, como “foyer” do auditório (situado na sua continuidade, mas como um corpo independente). A Secretaria liga directamente com três gabinetes de trabalho e com o gabinete da Presidência e sala de reuniões do Executivo. Esta última terá uma ligação directa ao palco do auditório, servindo assim de apoio e organização de bastidor a qualquer realização a desenvolver.

A nova Sede da Junta de Freguesia de S. Pedro da Cova terá um Auditório com capacidade para 115 lugares – podendo vir a ser utilizado sem qualquer perturbação na área de funções administrativas. Possui ainda o piso em cave, com acesso pela Rua Dr. Álvaro Cunhal, onde se localizam os espaços de garagem, armazenagem de materiais, arrecadação de equipamentos, os vestiários/balneários para os funcionários, bem como um refeitório.

Valentim Loureiro, Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, mostrou bastante satisfação no dia da aprovação desta decisão. “Finalmente vai ser construído o novo edifício, uma obra que há muito era necessária – principalmente porque o actual espaço não satisfazia, nem estava de harmonia com as necessidades de toda a população de S. Pedro da Cova”, destacou Valentim Loureiro.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, a futura Sede da Junta de Freguesia de S. Pedro da Cova irá possibilitar um mais alargado leque de serviços e a disponibilização de novos espaços (para eventos sociais e culturais). Além de que, destacou, em termos financeiros a Câmara de Gondomar deixará de ter de pagar a renda do espaço actualmente ocupado.

Sobre o mesmo assunto, Daniel Vieira, Presidente da Junta de Freguesia de S. Pedro da Cova, destaca que a decisão de adjudicação é “um passo decisivo”. E, complementa, tal obra “responde a uma das principais necessidades da freguesia” e terá que “avançar rapidamente”.

Para Daniel Vieira, aliás, esta decisão  “resulta de um entendimento entre os órgãos autárquicos da freguesia e os Órgãos Municipais”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *