Reguengos de Monsaraz, Sociedade

Jovens fazem vigilância para prevenção de incêndios no concelho de Reguengos de Monsaraz

O Município de Reguengos de Monsaraz tem 10 jovens integrados no âmbito do programa “Voluntariado Jovem para as Florestas” a fazer vigilância para prevenção de incêndios no concelho. Durante a época crítica de fogos haverá grupos de dois voluntários a observar o território em várias zonas, existindo ainda um posto fixo na Torre de Menagem da vila medieval de Monsaraz.

Os voluntários receberam uma acção de sensibilização ministrada pelo Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente da Guarda Nacional Republicana de Reguengos de Monsaraz e uma formação sobre voluntariado a cargo dos serviços florestais, do ambiente e de protecção civil da autarquia. Desta forma, o Município de Reguengos de Monsaraz pretendeu dotar os jovens de conhecimentos técnicos e teóricos sobre como devem proceder em caso de incêndio e como efectuar a vigilância.

O programa “Voluntariado Jovem para as Florestas” foi criado pelo governo e compreende as áreas de cooperação da Direcção-Geral dos Recursos Florestais, do Instituto da Conservação da Natureza, do Instituto do Ambiente e dos Serviços de Protecção Civil, podendo envolver também outras entidades públicas ou privadas. A participação dos jovens tem como objectivo a sua consciencialização, sentido de comunhão e partilha do bem comum que constituem as florestas e todos os seus recursos, dos quais eles serão os fiéis depositários.

No concelho de Reguengos de Monsaraz, em termos de área ardida, o ano mais marcante foi 2009 com cerca de 380 hectares de área ardida, seguindo-se o ano de 1996 com cerca de 240 hectares. Em 1998 e em 2007 a área ardida foi de aproximadamente 120 hectares, enquanto nos restantes foi sempre inferior a 80 hectares.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *