Lamego, Sociedade

Circular Externa de Lamego serve nova zona de expansão da cidade

O plano de alargamento e beneficiação da rede viária que serve a cidade de Lamego promovido pela Câmara Municipal está a ser reforçado com a construção da primeira fase da futura Circular Externa de Lamego (CEL), troço que ligará a rotunda Dr. Fernando Amaral e a estrada das Amoreiras. Esta acessibilidade vai servir uma nova centralidade que está a surgir na cidade com a criação do Centro Escolar de Lamego, pronto a entrar em funcionamento já a partir do início do próximo ano lectivo, e a instalação de uma nova área comercial do grupo Sonae, cujas obras devem arrancar em breve.

A futura CEL permitirá solucionar os problemas de mobilidade que os automobilistas enfrentam quando circulam nesta zona de expansão da cidade, uma vez que as entradas radiais vão permitir uma maior fluidez de trânsito.

Neste momento, o estaleiro de obras já regista diariamente um movimento intenso de camiões, responsáveis pela remoção de terras e terraplanagens. Após a conclusão da primeira fase desta empreitada, numa extensão de 385 metros que termina numa rotunda que será criada em frente ao novo estabelecimento de ensino, a segunda fase estender-se-á à rua das Amoreiras.

A Circular Externa de Lamego terá um impacto muito relevante em termos de planeamento urbanístico da cidade e trará benefícios constantes à circulação de pessoas e bens, ajudando a descongestionar a saturada Av. 5 de Outubro. Francisco Lopes, Presidente da autarquia, explica que a sua construção vai ao encontro do ambicioso plano de regeneração urbana que incidirá sobre as avenidas Visconde Guedes Teixeira e Dr. Alfredo de Sousa e que terá por objectivo a retirada de parte da circulação automóvel, privilegiando o movimento de peões.

O projecto de construção da futura CEL prevê ainda a criação de uma via de acesso específica ao futuro Centro Escolar de modo a não conflituar com o restante trânsito, para além de acolher uma área reservada a parqueamento automóvel e a autocarros, bem como uma via de retorno à circular. Esta estrada permitirá minimizar eventuais constrangimentos rodoviários junto do novo estabelecimento de ensino, eliminado um problema que nos últimos anos sempre se fez sentir junto da EB 2,3.

A nova CEL será composta por quatro faixas de circulação, uma rotunda e uma zona com apenas duas faixas (2ª Fase), devido à indisponibilidade de terrenos. A primeira fase foi adjudicada à firma Francisco Pereira Marinho & Irmãos, pelo valor de 1.290.008,40€, acrescido de IVA. A comparticipação de fundos europeus atinge os 80% do custo total, através do FEDER.

Francisco Lopes sublinha ainda que a nova acessibilidade vai permitir que o acesso rodoviário à A24 passe a ser concretizado com maior comodidade e rapidez. Para o futuro, prevê a continuação do alargamento da rede viária da cidade, nomeadamente a construção de um troço que ligue a zona do Relógio do Sol à estrada de Avões (junto aos serviços florestais), uma obra que dependerá da disponibilidade financeira da autarquia.

Se precisa de uma Empresa de Marketing Digital pode ver a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *