Cultura, Póvoa de Varzim

Marginal poveira acolheu fim das Festas de São Pedro – P. Varzim

Após uma semana de comemorações, o programa das Festas de São Pedro terminou este fim-de-semana.

Na passada sexta-feira à noite, os artistas poveiros Rui Nova, Noé Gavina, Sílvia Magalhães, Manuel Moura, André Pereira e Marlene Maio subiram ao Palco do Passeio Alegre para um espectáculo com muita música portuguesa.

A literatura também esteve presente na programação das Festas da Cidade e, no sábado, decorreu a sessão de lançamento do livro Divagações – à Flor da Alma e do Mar de Donzília Martins, onde esteve presente Luís Diamantino, Vereador do Pelouro da Cultura. A apresentação da obra foi feita por Nassalete Miranda, directora do jornal As Artes entre as Letras, às 18h00, no Diana Bar. A sessão contou ainda com a actuação do Grupo de Cavaquinhos de Basílio Bessa.

À noite, milhares de pessoas concentraram-se na marginal poveira para assistirem à última actuação das rusgas nas festividades deste ano, o Desfile Nocturno das Rusgas. Esta exibição foi, de facto, a última oportunidade para ver, entre a Avenida dos Banhos e a Avenida dos Descobrimentos, uma das mais emblemáticas tradições da Póvoa de Varzim, mantida viva pelos bairros de Belém, da Mariadeira, de Regufe, da Matriz, do Norte e do Sul. Para além das danças e dos cantares, é de admirar os intricados penteados das tricanas, assim se chamam os elementos femininos desta espécie de “marcha”, as suas blusas profusamente bordadas e as suas saias, cada uma representando as cores do seu bairro.

No domingo de manhã, a Avenida dos Banhos voltou a ser o centro das atenções mas, desta vez, porque acolheu a emblemática prova de atletismo, o 23º Grande Prémio de São Pedro.

Reviva cada iniciativa das Festas de São Pedro 2011 através das imagens que publicamos no portal municipal.

Se precisa de gestão de redes sociais pode ver a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *