Com o intuito de tentar atrair os espanhóis através dos sabes e sabores do concelho, numa primeira instância, mas tendo como objectivo final a promoção e internacionalização da Feira do Vinho do Dão, a Câmara de Nelas, com o apoio da Comissão Vitivinícola Regional do Dão, vai levar a cabo uma grande acção promocional, esta sexta-feira, dia 1 de Julho, em Zamora, naquela que é a primeira aposta da autarquia na internacionalização do certame, que terá lugar em Setembro próximo.
Os vinhos da Quinta do Mondego (Munda), Vinícola de Nelas, Quinta do Sobral, Quinta da Fata e Carvalhão Torto; os queijos Serra da Estrela da Ancose, Quinta da Lapa e Quinta da Lagoa e a doçaria conventual do Segredo dos Anjos irão tentar cativar os espanhóis da região de Castela-Leão a demandarem o coração do Dão. Para o efeito, participam também nesta acção representantes de várias unidades hoteleiras do concelho, havendo também um espaço de promoção das Termas das Caldas da Felgueira. O objectivo final é a promoção da Feira do Vinho do Dão.
Osvaldo Seixas adiantou que esta apresentação inclui “um encontro vínico entre os vinhos do Dão de produtores do concelho de Nelas e vinhos espanhóis daquela região”. O objectivo, adiantou, “passa pela promoção dos vinhos do Dão em Espanha, mas também pela promoção dos néctares da região de Zamora na nossa região”. Porém, “o objectivo último é promover a Feira do Vinho do Dão, levá-lo ao exterior, em primeira estância aos nossos vizinhos espanhóis”.
O vereador da Câmara de Nelas mostra-se convicto de que esta será uma boa campanha promocional da Feira, mas também dos vinhos do Dão. “A aposta na internacionalização tinha que começar por algum lado e nada melhor que começar com Espanha e, no caso, em Zamora, onde fomos muito bem recebidos”, referiu Osvaldo Seixas. Com esta iniciativa, acrescentou, “pretendemos que as pessoas da região de Castela-Leão, de Zamora e Salamanca, visitem Nelas na altura da feira, mas também fora dela, por forma a que a imprensa e os espanhóis tomem contacto com os vinhos do Dão”.
Um dos factos de que a delegação de Nelas se apercebeu, que se deslocou a Zamora para a organização desta iniciativa, foi a falta de visibilidade dos vinhos do Dão em Espanha, onde as regiões mais conhecidas são o Alentejo e o Douro. Com esta apresentação, refere Osvaldo Seixas, “queremos dar o nosso contributo na promoção dos vinhos do Dão em Espanha, nomeadamente nesta região de Castela-Leão”. Apesar de estarmos em tempo de contenção, “este é um passo que temos que dar, embora tudo tenha que ser muito bem pensado”, salientando o facto de, “com esta acção, os vinhos chegarem a um público específico”.
A iniciativa conta com três momentos. O primeiro será uma prova orientada para gente ligada à hotelaria, restauração e distribuidores de vinho de Castela Leão, sendo o segundo uma acção promocional da região, com intervenções da presidente da Câmara de Nelas, da alcaldesa de Zamora, do presidente do Governo Regional de Castela Leão e do presidente da Comissão Vitivinícola Regional do Dão. A terceira parte consiste numa acção promocional, com degustação e venda de vinhos, queijos e doçaria conventual do concelho de Nelas, para além de um concerto dos Fingertips, que, como frisou Osvaldo Seixas, “decidiram-se, e bem, aliar-se à promoção dos vinhos do Dão”.
Se precisa de uma Empresa de Marketing Digital pode ver a Livetech