Sociedade, Torres Vedras

Costa de Torres Vedras, um destino turístico de qualidade

A costa do concelho de Torres Vedras é cada vez mais reconhecida como um destino turístico de excelente qualidade.

A atestar este facto foram recentemente atribuídos mais uma vez vários tipos de distinção à mesma.

Um desses foi o galardão do projecto Quality Coast, o qual comprova que toda a área concelhia de Torres Vedras, mas enquanto zona costeira, apresenta um desempenho sustentável excelente, sendo por isso uma referência no domínio do turismo sustentável. Recorde-se que o concelho de Torres Vedras hasteia desde 2009 a bandeira do Quality Coast, tendo sido um dos primeiros territórios nacionais a exibir este galardão de abrangência europeia. Este ano, como novidade, foi atribuído ao Município de Torres Vedras a distinção de ouro do Quality Coast, relativamente às áreas de ambiente e de identidade. Além disso, o concelho de Torres Vedras integra o “Top 50 dos destinos Quality Coast do Sul da Europa 2011”, estando assim na lista dos destinos internacionais costeiros mais atractivos para os turistas interessados em “Natureza e património cultural, identidade local e ambiente”.

Outro tipo de distinção que a costa do concelho de Torres Vedras exibe é as bandeiras azuis, que foram atribuídas às praias Azul, de Santa Cruz – Centro, Formosa, do Mirante, do Navio, de Santa Helena, de Santa Rita – Norte e de Santa Rita – Sul. Este galardão afere a qualidade das zonas balneares em domínios como a informação e educação ambiental, a qualidade da água, a gestão ambiental e equipamentos e a segurança e serviços. De salientar que a Câmara Municipal de Torres Vedras recebeu este ano um diploma alusivo aos 15 anos consecutivos em que praias do seu concelho hasteiam a Bandeira Azul.

Simbolicamente os dois referidos galardões foram hasteados no dia 24 de Junho, na Praia Formosa.

Por outro lado ainda, foi atribuído às praias de Santa Helena, de Santa Cruz -Centro, do Navio, de Santa Rita – Norte e de Santa Rita – Sul a bandeira do projecto Praia Acessível, Praia para Todos!, a qual atesta a existência de condições para se acolher utentes com mobilidade condicionada.

De referir, também, que a Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza atribuiu, recentemente, a qualidade de ouro a 10 praias do concelho de Torres Vedras: da Vigia, Azul, de Santa Cruz – Centro, da Física, Formosa, do Mirante, do Navio, do Pisão, de Santa Rita – Norte e de Santa Rita – Sul. Esta distinção coube a praias portuguesas que apresentaram qualidade de água boa entre 2006 e 2009 e excelente em 2010, segundo dados do Instituto da Água. De realçar que Torres Vedras é o quarto concelho com mais praias com qualidade de ouro.

Refira-se, ainda, que a Câmara Municipal de Torres Vedras está a garantir mais uma vez o funcionamento de uma viatura de patrulhamento da respectiva costa, que alberga dois nadadores-salvadores e meios de socorro, com vista a reforçar a segurança dos banhistas na mesma; e promoveu recentemente algumas intervenções também na sua zona balnear: instalou-se um passadiço que liga as praias de Santa Rita – Norte e Santa Rita – Sul; melhorou-se o espaço para estacionamento na Praia do Navio; construiu-se uma ponte na Praia da Foz; criou-se uma zona de estacionamento para indivíduos com mobilidade condicionada em Santa Rita – Sul; colocou-se um acesso para estes indivíduos no apoio da Praia Azul e procedeu-se ao arranjo de uma zona verde próxima do mesmo; efectuaram-se arranjos diversos na Praia Formosa; repararam-se vedações em Santa Cruz, na Praia Azul e na Assenta; instalou-se sinalização de perigo perto de arribas em risco de derrocada; e reabilitou-se o acesso a diversas praias.

Se precisa de Empresa design gráfico pode ver a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *