Durante um dia, o topo da Avenida Dr. Alfredo de Sousa, situada aos pés do Santuário dos Remédios, em Lamego, transformou-se numa improvisada passerelle canina, na qual os animais de quatro patas foram submetidos a uma rigorosa avaliação por parte dos juízes da 3ª Exposição Canina Nacional de Lamego. Aproveitando o tempo agradável que se fez sentir, milhares de pessoas saíram à rua para admirar os 523 “cãocorrentes”, sobressaindo o entusiasmo manifestado pelas crianças que não conseguiam disfarçar a atenção que dedicavam ao mais fiel amigo do Homem.
O sucesso competitivo alcançado por este certame leva a Câmara Municipal de Lamego, entidade organizadora, a garantir uma nova edição já no próximo ano que irá consolidar este evento tendo como objectivo acolher, num futuro próximo, uma exposição internacional. Este ano, o desfile canino distinguiu um Cão de Água Português como Melhor Exemplar da Exposição, o que constituiu o ponto alto deste evento. Em competição, estiveram à prova 87 raças e respectivas variedades oficialmente reconhecidas. Francisco Lopes, Presidente da autarquia, enfatiza que esta foi “a melhor exposição de sempre, tendo em conta o número de participantes, o maior número de juízes e a maior participação de expositores espanhóis. Destaco ainda o elevado número de pessoas a assistir”.
A garantir a direcção técnica da 3ª Exposição Canina Nacional de Lamego esteve mais uma vez o Clube Português de Canicultura.