Évora, Sociedade

Escolas e instituições “embelezam” porcos em Évora

Sensibilizar a população para a excelência da carne de porco, promovendo-a enquanto opção saudável na dieta alimentar, é um dos objectivos da Pig Parade que está a decorrer em Évora, no âmbito II Congresso Iberoamericano de Suinicultura (OIPORC).

Os cerca de 50 porcos de fibra de vidro expostos nas principais artérias da cidade resultam do trabalho artístico de estabelecimentos de ensino e de outras instituições locais que aceitaram o repto da Câmara Municipal de Évora e da organização do OIPORC, dando asas à imaginação e produzindo uma mostra de rua muito criativa.

A Pig Parade terá o seu epílogo no dia 29, Dia de S. Pedro, padroeiro da cidade, na Horta das Laranjeiras, em plena Feira de S. João, com a realização do leilão de todas as peças cujas receitas revertem integralmente a favor da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental, de Évora (PPACDM).

Estes foram os criadores artísticos dos porcos: Associação de Reabilitação Apoio e Solidariedade Social, Centro de Actividade Infantil de Évora, Creche e Jardim de Infância / ADBES, Universidade Sénior de Évora, Alcateias S 11 e 22 / Agrupamento 320 Évora, Corpo Nacional de Escutas, Agrupamento 320 Évora, Agrupamento 320 Évora-Comunidade, Associação de Paralisia Cerebral de Évora, Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Évora, Escola Básica Horta das Figueiras – Projecto Animarte, Centro Comunitário Pastorinhos de Fátima, Agrupamento 1121 – São Sebastião da Giesteira, Escola Secundária Severim de Faria, Externato Oratório S. José, Escola Básica Santa Clara Évora – (6ºA, 6º B e 8º C), Escola Básica André de Resende, Escola EB Conde Vilalva , Escola EB 1 Av. Heróis do Ultramar, JI Penedo de Ouro, Jardim de Infância da Malagueira (salas A, B, C), EBI / JI Malagueira, 1º Ano Malagueira, Salas A, B, C, Escola Secundária Gabriel Pereira, Câmara Municipal de Évora, Departamento de Artes Visuais e Design da Universidade de Évora, Núcleo Museológico do Alto de S Bento (CME), EPRAL.

Suinicultores oferecem

Mega Churrasco

Cerca de 800 quilos de febras de porco de produtores nacionais vão estar a assar na próxima 2ª feira, dia 20 de Junho, a partir das 19h00, na Praça 1º de Maio, junto ao Mercado Municipal, naquele que será um Mega Churrasco.

Esta iniciativa, aberta à população, é uma das formas da Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores (FPAS) celebrar com a população de Évora o seu 30º aniversário, na véspera do início do II Congresso Iberoamericano de Suinicultura.

Este convívio gastronómico, totalmente gratuito, será acompanhado, para além das febras, por 4000 pães oferecidos pela Panificadora Central Eborense e acompanhado “espirituosamente” pela excelência dos vinhos da Fundação Eugénio de Almeida (400 litros), que colabora graciosamente neste evento.

Entretanto, cerca de 500 congressistas, metade dos quais de nacionalidade estrangeira, irão marcar presença no II Congresso Iberoamericano de Suinicultura, que decorrerá de 21 a 24 de Junho, no Evorahotel.

Numa altura em que o sector atravessa uma profunda crise económica e se debate com enormes dificuldades face ao inusitado e elevado preço das matérias-primas para o fabrico de rações e o consequente agravamento do custo de produção e a perda inevitável de competitividade no mercado nacional e internacional, os temas em análise neste congresso serão de grande oportunidade e importância numa perspectiva futura da carne de porco, revela a organização do congresso, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Évora e do Turismo do Alentejo.

Se precisa de Agência de design gráfico pode ver a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *