Inserida no programa Douro Emoções, a cidade de Lamego volta a acolher mais uma edição da Feira da Bôla, uma oportunidade única para os lamecenses e forasteiros saborearem um dos exemplares mais típicos da culinária duriense. A convite da Câmara Municipal de Lamego, treze comerciantes locais voltam a promover, de 17 a 19 de Junho, esta “maravilha da gastronomia” portuguesa.
O certame promete tornar-se um ponto de encontro para os profissionais do sector e para milhares de visitantes que gostam desta especialidade emblemática do concelho. Recorde-se que, em anteriores edições, a elevada procura conseguiu esgotar o respectivo stock em todos os stands de venda, constituindo um êxito organizativo.
Fiel a uma receita muito antiga e recheada ao gosto de cada um, as bôlas de presunto, bacalhau, frango, sardinha, salpicão, vinha-de-alhos ou de outros ingredientes, prometem deliciar o paladar dos consumidores. Tendo em conta a oferta da culinária duriense, a Bôla de Lamego assume-se como uma das iguarias mais genuínas e distintas do Portugal gastronómico. Durante três dias, haverá uma promoção especial: quem comprar duas bôlas pode adquirir uma garrafa de espumante Raposeira por apenas 2,5€.
A III Feira da Bôla de Lamego é uma organização conjunta da autarquia e da Associação de Empresários de Hotelaria do Douro (HTDOURO), com o apoio institucional da Entidade Regional Turismo do Douro, Turismo de Portugal, Escola de Hotelaria de Lamego, Escola Superior de Tecnologia e Gestão de lamego, Confraria Nacional do Espumante e das Caves da Raposeira.
Durante o último dia de realização deste certame, a 19 de Junho, a Av. Dr. Alfredo de Sousa também é o palco escolhido para a 3ª Exposição Canina Nacional de Lamego, uma mostra na qual os animais de quatro patas serão submetidos a uma rigorosa avaliação por parte dos juízes do concurso.
Após o sucesso competitivo alcançado nas edições anteriores, só no ano passado participaram 449 “cãocorrentes”, a Câmara Municipal de Lamego, entidade organizadora, pretende consolidar este evento, tendo como objectivo acolher, num futuro próximo, uma exposição internacional.
O regulamento da 3ª Exposição Canina Nacional de Lamego permite a admissão de todas as raças e respectivas variedades oficialmente reconhecidas, registadas em Livros de Origens ou com Registos Iniciais. A garantir a direcção técnica da prova estará mais uma vez o Clube Português de Canicultura (CPC).
A eleição do Campeão Nacional de Beleza vai ser o ponto alto deste evento que visa distinguir o exemplar que, cumulativamente, obtenha quatro certificados de aptidão e diversas qualificações de “excelente”.
A organização considera obrigatória a apresentação do boletim sanitário ou de prova de vacinação anti-rábica dentro do prazo de validade, conforme determinado anualmente pela DGV, sendo também necessário comprovar a posse das vacinações contra as principais doenças infecto-contagiosas da espécie efectuadas há mais de oito dias. Também é obrigatória a identificação de todos os cães por método electrónico, através da aplicação subcutânea de um microship no pescoço.