Fundado em 24 de Junho de 1936, pelo etnógrafo poveiro António dos Santos Graça, com a finalidade de manter vivos os trajes, danças e cantares dos pescadores, o Rancho Poveiro está prestes a celebrar 75 anos de existência.
O início do programa comemorativo será marcado pela atribuição da Medalha de Reconhecimento Poveiro, grau ouro, por parte da Câmara Municipal, no Dia da Cidade, 16 de Junho, às 18h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Com esta distinção, o grupo vê reconhecida pela autarquia a sua intensa actividade ao serviço da promoção do folclore e da cultura tradicional da nossa colmeia piscatória.
No dia 17, serão inauguradas duas exposições, uma, documental, às 21h30, no Arquivo Municipal, e a outra, intitulada “Ícones e Memórias da Póvoa de Varzim Piscatória”, às 22h00, no Museu Municipal. Nesta última serão abordados os temas relacionados com o sentido de identidade própria da comunidade poveira: heróis, embarcações (Lancha Poveira, Catraia, ou Salva-vidas) utilizados como ícones no último século, além de outros registos iconográficos da vida, traje e aprestos, que se tornaram objectos de memória duma comunidade em mudança.
Integrado no programa das Festas de São Pedro, o Rancho Poveiro organiza, no dia 25 de Junho, o Festival de Folclore – FestiPóvoa que conta com a participação de grupos de todo o país que, às 17h00, irão desfilar na Avenida dos Banhos e, às 22h00, irão actuar no Largo do Passeio Alegre.
No dia 26 de Junho, às 11h00, na Sede do Rancho, terá lugar uma Sessão Solene de Reconhecimento a José Macedo Vieira, Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim. Às 12h00, irá realizar-se uma Missa Comemorativa, na Igreja de S. José de Ribamar.
Se precisa de empresas de web design pode consultar a Livetech