Integrado no âmbito do projecto “Ajudar a Crescer” realizou-se no passado sábado, dia 28 de Maio, um encontro dedicado à temática «A Sexualidade e os Afectos», na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, em Mangualde. A iniciativa contou com a presença de Maria José Coelho, Vereadora da Acção Social da Câmara Municipal de Mangualde e Presidente da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Mangualde (CPCJ).
Orientado pela enfermeira Eugénia Rainha, o encontro tinha como objectivo esclarecer as dúvidas dos jovens durante o processo da formação da sua sexualidade e afectividade. Para isso, Eugénia Rainha procurou informar e apoiar os participantes numa lógica de diálogo entre as famílias e a escola. Com elevada participação, o debate revestiu-se de grande intensidade e reflectiu as inquietações da comunidade sobre a necessidade de promover comportamentos assertivos das crianças e dos jovens. É durante parte da vida escolar que rapazes e raparigas, física e emocionalmente, vivem o turbilhão das mudanças próprias do crescimento. Muitas vezes ao olhar para o espelho podem perguntar: mas afinal o que se passa comigo?
É por isso importante reflectir em conjunto sobre esta temática, sobre estes conceitos demasiado nobres e indissociáveis, para que, num clima de simplicidade e abertura, possamos educar DIFERENTE, com um ELO comum: o papel responsável e partilhado de cada um de nós.
Durante o encontro foi, ainda, apresentado o Centro de Acolhimento Temporário (CAT) “Solar do Mimo”. Com sede em S. Romão, o centro tem como principal objectivo acolher e dar apoio socioeducativo, a crianças e jovens em risco, exclusivamente utentes do sexo masculino, provenientes de situações de privação e de meio familiar negligente, vítimas de violência doméstica, carência económica e que exigem apoio urgente e transitório por estarem em causa a integridade física e emocional.
O projecto “Ajudar a Crescer” tem como objectivo proporcionar aos pais a participação em encontros sobre diversas temáticas relacionadas com a criança e o seu desenvolvimento / crescimento, pois, tendo em conta a sociedade complexa em que vivemos ser pai e mãe é uma tarefa cada vez mais difícil e desafiante, o que obriga a uma constante evolução e actualização de conhecimentos. É com esse objectivo que se dinamizam estes encontros, ou seja, facultando a troca de experiências e saberes.
Esta acção é uma iniciativa da CPCJ em colaboração com a Câmara Municipal.
Se precisa de Empresa design gráfico pode ver a Livetech