Agrupamento de Centros de Saúde (Centro de Saúde de Arouca, e Extensões de Saúde de Chave, Rossas, Alvarenga e Escariz) e Câmara Municipal de Arouca formalizaram, no dia 7 de Maio, um protocolo com o objectivo alertar os munícipes de Arouca para a importância da actividade física na sua saúde e bem-estar, através do programa «Actividade Física e Saúde». O protocolo foi rubricado durante o «I Simpósio sobre o Coração», evento inserido na programação «Maio, Mês do Coração», organizado pela Santa Casa da Misericórdia de Arouca.
ACTIVIDADE FISICA E SAÚDE
É com o intuito de incutir aos munícipes de Arouca a importância da actividade física para a sua saúde e bem-estar que surge o programa “Actividade Física e Saúde”.
Objectivos:
– Informar os munícipes sobre a importância da actividade física para a saúde;
– Informar os munícipes dos benefícios da actividade física;
– Informar os munícipes dos serviços e instalações desportivas disponibilizados pelo Município;
– Estimular hábitos e comportamentos saudáveis;
– Promover a saúde e bem-estar dos munícipes;
– Diminuir a taxa de sedentarismo no Concelho.
Destinatários:
O programa é dirigido a todos os utentes do Centro de Saúde e Extensões de Saúde do Concelho
Operacionalidade:
O utente, ao dirigir-se à consulta médica no Centro de Saúde de Arouca ou Extensões de Saúde, receberá do seu médico de família um folheto informativo alusivo ao programa. O médico de família fará uma abordagem ao tema e orientará o utente no sentido de seleccionar a actividade física que melhor se adeqúe à sua condição física.
O folheto informativo contém um destacável, devidamente carimbado pelo médico, com uma entrada livre no Complexo Desportivo de Arouca ou Piscinas Municipais de Escariz.
A oferta será sujeita às modalidades aderentes e só poderá ser usufruída pelo titular da mesma.