Filipe Antunes dos Santos, homem de provas dadas em vertentes distintas da vida profissional, de que se sublinha a experiência enquanto autarca e professor, apresentou no auditório municipal de Ansião, a 12 de Março, a sua última obra: Salpicos coloridos de Urzela. Uma obra baseada em vivências experiências muito únicas e pessoais, apresentadas como uma viagem, a dois, de Cabo Verde para Portugal.
João Patrício Gomes e António Simões, também homens de arte, apresentaram o livro com leituras, músicas de raiz africana e poemas escritos para a ocasião. Salpicos Coloridos de Urzela é um livro de viagens: de Coimbra ao Mindelo, certamente, mas também da maturidade à infância e da cidade aos aromas rurais da Pelmá. Viagens tão bem descritas e valorizadoras que Rui Rocha, presidente da Câmara Municipal de Ansião, desafiou o autor a descrever nesse tom uma viagem à própria terra em que se encontram: Ansião.
Mais de uma centena de amigos e admiradores se reuniram no auditório municipal de Ansião para esta apresentação. Uma apresentação a que o grupo coral da Sociedade Filarmónica Ansianense de Santa Cecília, de que Filipe Antunes dos Santos também é membro, se associou no final.