A Câmara Municipal da Trofa estará presente na BTL – Feira de Turismo de Lisboa 2011, no próximo dia 26 de Fevereiro, a partir das 13h30. A Trofa apresenta assim o que tem de melhor, mostrando as potencialidades do Concelho, nomeadamente na área gastronómica, histórica e cultural.
A Feira Internacional de Turismo terá lugar de 23 a 27 de Fevereiro, na FIL, no Parque das Nações, em Lisboa.
Para a edição 2011, a Autarquia Trofense vai levar o célebre Bolo da Trofa, as tradicionais rabanadas, que são já protagonistas de um concurso anual da Festa da Rabanada, o Vinho Verde Castro Trofa e ainda o mel de produção tradicional.
Durante a tarde, a Câmara Municipal vai ainda apresentar “O Concelho”, uma peça de cerâmica que personifica o par da “Trofa”, a boneca de cerâmica, lançada em 2010. De recordar que a Peça de Cerâmica A TROFA é uma figura feminina que enverga trajes alusivos ao trabalho no campo e acessórios em ouro tradicionais da região Entre Douro e Minho.
Agora surge “O CONCELHO” que personifica o homem Trofense e o seu percurso profissional, primeiro ligado à terra e depois fortemente relacionado com a indústria e o desenvolvimento. O “CONCELHO”está também associado ao mapa geográfico da Trofa e à representação territorial das suas oito freguesias, apelando à unidade e à criação de uma identidade
Paralelamente e para animar o momento reservado ao Município da Trofa, a Câmara Municipal convidou um grupo local, os “Sons e Cantares do Ave” com forte ligação à tradição popular dos cantares da região.
O dia dedicado à Trofa está integrado na presença na BTL da Entidade de Turismo Porto e Norte de Portugal que este ano é Destino Nacional Convidado.
Este ano, o Porto e Norte de Portugal terá uma área exposicional de 810 m2 para dar a conhecer todas as potencialidades e ofertas turísticas existentes na região, através de um programa de actividades direccionado para o mercado nacional e internacional.
O stand da região contará com uma renovada aposta em termos de interactividade, que irá incluir conteúdos multimédia representativos dos municípios e dos agentes económicos da região, permitindo ao visitante conhecer um novo rosto turístico da região norte de Portugal.