A margem esquerda do Sistema Estuarino do Rio Lis, entre a ponte das Tercenas e o mar, está a ser alvo de reabilitação no âmbito de uma empreitada executada pela Administração Regional Hidrográfica (ARH) do Centro e pela Câmara Municipal da Marinha, que teve início no dia 13 de Dezembro.
A obra resulta de uma parceria que estipula a cooperação técnica e financeira entre as duas entidades. Esta obra orçada em cerca de um milhão de euros, e com prazo de execução de 10 meses, é co-financiada pelo Programa Operacional Regional do Centro (MAIS CENTRO), no âmbito do contrato de financiamento referente à candidatura já aprovada.
Está a ser recuperada uma área sensível do território, que se encontra sujeita a elevada pressão turística, pelo facto de ter elevada taxa de procura e de utilização.
A área naturalizada que envolve a foz do Rio Lis, com especial incidência na Margem Esquerda, regista acentuada degradação e descaracterização, devidas não só às obras de regularização do rio ou utilização desregrada das áreas marginais, como à falta de ordenamento dos espaços.
Serão criados espaços naturais de uso sustentado, permitindo resposta às solicitações ou interesses das populações locais, conjuntamente com a revitalização e gestão eficiente dos recursos naturais costeiros, disponibilizando aos cidadãos praias com qualidade e atractividade;
O presente Plano de Requalificação Ambiental tem como objectivos:
a) Requalificação e valorização do Património Natural;
b) Ordenação e infra-estruturação os espaços (estacionamento tipificado, ciclovia, parque temático do Pinheiro Manso).
c) Requalificação dunar e construção de passadiços.
d) Minimização do risco de inundações (galgamentos).
Como elementos fundamentais a incluir no espaço consideram-se:
• A reabilitação da galeria ripícola na margem esquerda;
• A consolidação da mancha vegetal arbórea na margem direita;
• A criação de parques de estacionamento para:
o Veículos ligeiros, cumprindo o disposto no Decreto-Lei n.º 163/06 de 8 de Agosto;
o Autocarros;
o Autocaravanas;
o Bicicletas;
• A consolidação de uma rede de caminhos pedonais e cicláveis acessíveis, que permitam a fruição/utilização da área por todos;
• A definição de espaços verdes de uso público, aos quais estejam associadas zonas de ensombramento e estadia;
• O recurso à utilização do pinheiro manso como material vegetal arbóreo de excelência;
• A infra-estruturação da área com equipamentos de apoio à sua utilização – sanitários públicos;
• A colocação de mobiliário urbano capaz de promover uma utilização confortável da área;
• A utilização de materiais adequados à situação/localização concreta da área de intervenção, garantido o respeito pelas suas características intrínsecas;
• Promover a interligação da área de intervenção com a rede pedonal e/ou ciclável existente e/ou proposta para o aglomerado urbano da Praia da Vieira;
• A promoção e valorização da biodiversidade local.
A reabilitação do Sistema Estuarino do Rio Lis será complementada com outras três acções como a requalificação da Ponte das Tercenas, a conclusão da Estrada Atlântica e a beneficiação do Parque de Campismo da Praia da Vieira.
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