A exposição de pintura “Um Olhar na Paisagem”, de Antónia Cardoso, vai estar patente entre os dias 15 de Janeiro e 13 de Março na Casa Monsaraz, na vila medieval de Monsaraz. Esta mostra organizada pelo Município de Reguengos de Monsaraz será inaugurada no sábado, pelas 15h, e está integrada no ciclo de exposições Monsaraz Museu Aberto.
A exposição “Um Olhar na Paisagem” apresenta 15 trabalhos utilizando as técnicas de pintura a carvão, óleo e pastel. A mostra, que integra alguns quadros de colecções particulares e outros para aquisição pelos visitantes, pode ser apreciada de quinta-feira a domingo entre as 10h e as 12h30 e das 14h às 17h30.
Antónia Cardoso, natural de Santo António do Baldio, no concelho de Reguengos de Monsaraz, está a residir em São João dos Montes (Vila Franca de Xira) e iniciou a sua actividade no mundo das artes principalmente depois de se reformar. A artista afirma que “ao longo dos anos fui adquirindo alguns conhecimentos e experiência fundamentais para a realização dos trabalhos actuais. A minha inclinação natural é a pintura sobre paisagem e a natureza. O Alentejo é a minha fonte de inspiração”, sublinha a pintora.
Antónia Cardoso frequentou diversos cursos com o mestre João Mário, de Alenquer, e tem participado em diversas exposições em Portugal. A propósito desta mostra em Monsaraz, a artista recorda um poema de 1974 sobre o Alentejo, de Miguel Torga, pseudónimo de Adolfo Correia Rocha, considerado um dos mais importantes escritores e poetas portugueses do século XX.
Alentejo
A lua que te ilumina,
Terra da cor dos olhos de quem olha!
A paz que se adivinha
Na tua solidão
Que nenhuma mesquinha
Condição
Pode compreender e povoar!
O mistério da tua imensidão
Onde o tempo caminha
Sem chegar!…
Miguel Torga
Se precisa de Agência de branding pode falar com a Livetech