Notícias breves de Cultura sobre acontecimentos marcados para este fim-de-semana no agrupamento de municípios do Entre Douro e Vouga.
AROUCA
«Biodiversidade no Paleozóico» no Museu Municipal
O Museu Municipal de Arouca recebe até final do ano a exposição «Biodiversidade no Paleozóico».
Integrado nas celebrações do Ano internacional da Biodiversidade, a mostra – com representação artística de Carlos Dias – é promovida pela Associação Geoparque Arouca.
Esta exposição itinerante tem como objectivo «sensibilizar o público para a constante evolução e perca de biodiversidade no planeta Terra e dar a conhecer espécies de outrora».
A mostra pode ser vista de terça-feira a domingo, entre as 09:00 e as 12:30 e as 14:00 e as 17:30.
OLIVEIRA DE AZEMÉIS
Arquivo municipal recebe exposição sobre República
As figuras e os momentos mais marcantes da vida política, antes e após a implantação da República em Portugal, estão resumidos nos dez painéis que fazem parte da exposição «A República para além de Lisboa 1908-1912», patente no arquivo municipal de Oliveira de Azeméis.
O projecto – desenvolvido a partir de uma ideia da «F. Costa – Oficina de Museus», com a colaboração da historiadora Alice Samara – tem como objectivo exibir de que forma foi vivida, por todo o país, um dos mais importantes momentos da história de Portugal.
S. JOÃO DA MADEIRA
«Sanjo. Uma Marca. Uma História»
«Sanjo. Uma Marca. Uma História» é o título da exposição patente no Museu da Chapelaria de S. João da Madeira até 31 de Janeiro do próximo ano.
A mostra recoloca dentro do edifício da Empresa Industrial de Chapelaria, hoje espaço museológico, uma das mais importantes e reconhecidas marcas de calçado português.
O Museu da Indústria de Chapelaria está aberto ao público de terça-feira a sábado (10:00-12:30/14:30-19:00) e aos domingos (10:30-12:30/14:30-18:00).
SANTA MARIA DA FEIRA
Guida Maria no auditório do CiRAC
O auditório do Círculo de Recreio, Arte e Cultura (CiRAC), em Paços de Brandão, recebe este sábado a peça «Sexo? Sim, mas com orgasmo», uma comédia interpretada por Guida Maria.
O espectáculo – integrado na 17ª edição do Encontro de Teatro de Paços de Brandão – decorre a partir das 21:45.
Os bilhetes custam oito euros, cinco para sócios do CiRAC e três para activistas.
Este encontro de teatro, que decorre até dia 18 de Dezembro, tem a chancela organizativa do CiRAC, contando com o apoio da Câmara de Santa Maria da Feira e do Instituto Português da Juventude.
VALE DE CAMBRA
Festival de teatro no centro cultural
O «ENTRAI!» (Festival de Teatro Amador de Vale de Cambra) prossegue este sábado no Centro Cultural de Macieira de Cambra.
A peça «Todos os Rapazes são Gatos», pelo Teatro Amador de Sandim (Vila Nova de Gaia), é a proposta para esta noite (21:30).
Os ingressos custam dois euros, mas há um «bloco especial» de bilhetes para todos os dias do evento (que decorre até dia 27 de Novembro) com preços especiais.