A Câmara Municipal da Trofa lançou, no início deste ano, mais um incentivo para os munícipes locais, ao aprovar a redução de 50% nas taxas de ligação ao colector de saneamento básico e abastecimento de água no Concelho.
Esta redução teve como objectivo incentivar os Trofenses a efectuarem essa ligação, permitindo assim, que estas infra-estruturas básicas essenciais chegassem à totalidade dos habitantes das oito freguesias do Município.
De facto, esse objectivo está já a concretizar-se, já que houve um aumento substancial de mais de 45% nos pedidos de ligação.
A Presidente da Câmara Municipal da Trofa, Joana Lima, mostra-se satisfeita com estes resultados, referindo que, “no primeiro trimestre deste ano, deram entrada 429 requisições na Trofáguas, face às 295 registadas em 2009.”
A Autarca Trofense salientou ainda que “este cenário veio demonstrar que a Câmara Municipal da Trofa percebeu onde e quando era necessário actuar com justiça e com firmeza, diminuindo as taxas, para que todos, mesmo os que vivem com algumas dificuldades, pudessem garantir o acesso a condições de salubridade e conforto, dignas de um concelho desenvolvido e solidário”.
Perante o sucesso desta medida, lançada a 1 de Janeiro de 2010, pelo Executivo Municipal, liderado por Joana Lima, a Autarquia garante que “no próximo ano, as taxas de ligação ao colector de saneamento básico e abastecimento de água serão ajustadas mediante uma análise de conjuntura socioeconómica da população, podendo até decorrer uma nova redução.”