Santa Maria da Feira, Sociedade

Município vai instituir acção de limpeza colectiva anual nas matas do Concelho Sta. Maria da Feira

O Município de Santa Maria da Feira vai instituir a realização anual de uma acção de limpeza colectiva das matas do Concelho durante a Primavera. A ideia foi apresentada pelo vereador que tutela a pasta do Ambiente, Emídio Sousa, na reunião quinzenal do Executivo, depois de fazer um balanço “muito positivo” do Projecto Limpar Portugal a nível concelhio.  

Emídio Sousa salienta que o Projecto Limpar Portugal foi “uma iniciativa brilhante”, que mobilizou mais de mil voluntários que realizaram acções de limpeza em praticamente todas as freguesias do Concelho, que resultaram na recolha de cerca de 230 toneladas de resíduos.  

“Quem participou nesta iniciativa e viu o estado em que se encontravam as nossas matas, seguramente que vai ter uma atitude mais vigilante em relação às nossas florestas”, refere o vereador, salientando que “é fundamental que os nossos munícipes denunciem sempre que detectem uma descarga ilegal de resíduos na via pública”. “Anotem a matrícula da viatura, a data, hora e local da descarga e enviem os dados para a Câmara Municipal para podermos actuar legalmente”, apela Emídio Sousa.  

O presidente da Câmara, Alfredo Henriques, reforçou a importância da vertente de sensibilização da iniciativa Limpar Portugal, considerando fundamental dar continuidade a este movimento, através de uma acção similar que mobilize todos os anos os feirenses em torno de um objectivo comum: “manter limpa a nossa floresta”. O autarca entende que o concelho da Feira é propício a descargas ilegais de lixo por ter uma vasta área florestal e acredita que “muitas das descargas ilegais são provenientes de municípios vizinhos”.  

Das cerca de 230 toneladas de resíduos recolhidos no Concelho, no âmbito da iniciativa Limpar Portugal, 170 foram encaminhadas para o aterro sanitário da Suldouro, 16 toneladas de resíduos de construção e demolição tiveram como destino o aterro da Solusel e as restantes (pneus, electrodomésticos, vidros, plásticos, entre outros) foram canalizadas para um operador licenciado de gestão de resíduos e para os ecopontos do Concelho. 

Já semana anterior à realização da iniciativa Limpar Portugal, a Câmara Municipal iniciou uma limpeza de lixeiras na freguesia de Romariz tendo encaminhado para o aterro sanitário 129 toneladas de resíduos. A limpeza prosseguiu durante esta semana em montureiras das fregu

Artigo AnteriorPróximo Artigo