O EXPONOR INHOUSE – Salão da Casa ao Jardim está de volta à Feira Internacional do Porto (arranca já este sábado) para a sua 4.ª edição e o regresso é também feito de aliciantes extra, durante nove dias. O apelo não é meramente estético. Começa por aí – ou não estivéssemos a falar de decoração -, mas depois permitirá mesclar os cinco sentidos numa proposta completa para toda a família. (Todos os pormenores em www.inhouse.exponor.pt).
O certame, já se sabe, dá expressão às tendências mais actuais de mobiliário, têxteis para o lar, iluminação interior e exterior, cozinhas, piscinas, jardim e toda a multiplicidade de serviços residenciais (num global de 130 expositores), mas a organização recheou a edição de 2010 com várias acções de degustação (de entradas e “cocktails”) para visitantes em pleno evento, a cargo de empresas e parceiros como o conhecido restaurante portuense Vintage, que, a duas mãos com a Heineken, também desenvolverá provas de vinhos com cinco produtores presentes.
O exercício do paladar e do olfacto no INHOUSE não se ficará por aqui, já que a multinacional Tupperware patrocinará a presença do reputado “chef” José António Alexandre (conhecido do grande público através do “Clube de Cozinheiros”, do Porto Canal), numa demonstração culinária vestida de “show cooking”. Acontecerá no dia 21 (domingo), entre as 18 e as 19 horas, ao passo que o director da Tupperware da Região Norte, Paulo Branca, marcará presença no dia 23 (terça-feira), das 20 às 21 horas.
O Club Bela Cruz e a Bacardi, por sua vez, oferecerão lembranças e convites para a festa oficial do EXPONOR INHOUSE (dia 26, a partir das 23 horas, no Club Bela Cruz, no Porto), para além de provas de Martini e Gin Bombay.
Música ao vivo
Mas o Salão da Casa ao Jardim será também sinónimo de espectáculo e, predominantemente, em tons de jazz e bossa nova, a cargo da cantora Márcia Barros, no dia inaugural, às 19 horas, no palco montado no Pavilhão 5, que também receberá Mário Dias Saxofone. Noutro registo, a exposição será também abrilhantada pela violinista Noa, num “live act” programado para os dias 21 e 26.
A feira receberá igualmente (a 20 e 27) um dos grupos de dança mais badalados da actualidade, o Dance for Kids, que reúne crianças, jovens e mães, que, por alguns momentos e em quatro actuações, emprestarão ao INHOUSE parte da vida que dedicam ao projecto.
Uma casa ideal…
Do rol de manifestações complementares à exposição faz igualmente parte uma recriação decorativa e integrada de várias divisões de um lar, como se de uma “Casa Ideal” se tratasse, num conceito que será desenvolvido pela Portuguese Business, através de uma equipa de trabalho multifacetada de diferentes áreas profissionais, englobando arquitectos, designers e decoradores.
«Quem nunca sonhou com a casa ideal? À beira mar ou no cimo da montanha, contemporânea ou tradicional, com apontamentos de luxo ou de linhas simples? Agora poderá encontrá-la na InHouse, de 20 a 28 de Março. A Casa Ideal vai mostrar-lhe as melhores ideias, combinações e tendências, para uma casa de sonho. Um espaço que concretiza o valor dos objectos nos mais variados cenários», garante-nos a Portuguese Business. Participam no projecto a Antarte, a Casa Teixeira, a Dimensão, a Gonnebo/Fichet-Bauche, a DouroLuz, a Formefeitos, o Grupo Jota, a Imporchama, a Joluper, a Jorge Martins, a Neoturf , a Nespresso, a Sotinco, a TEV2, a Tricana – Carpetes Persas e a Z. Praça – Arte em Vidro.
DECO aconselha
A DECO é outra das participações do EXPONOR INHOUSE, numa presença institucional que recriará um consultório em pleno Salão, com juristas a disponibilizar aos visitantes aconselhamento sobre os direitos dos consumidores.
A mostra da EXPONOR – que surgirá uma vez mais de braço dado com o IMOBITUR – Salão Imobiliário do Porto (dinamizado pela PROMEVI – Promociones y Eventos Inmobiliarios), com quem partilhará sinergias sectoriais durante quatro dias – é dedicada «a quem vive o mobiliário, respira decoração, sente as tendências e se inspira nos ambientes», nas palavras da directora da feira, Amélia Monteiro. Agrupa uma oferta de empresas e lojas do sector que, na Feira Internacional do Porto, têm à sua disposição um espaço para a apresentação das suas propostas, permitindo ao consumidor final experimentá-las e vivenciá-las, facilitando assim a sua decisão de compra.
«Ao longo das últimas três edições, o EXPONOR INHOUSE afirmou-se como um espaço de soluções integradas para o público. Mas, longe de ser um simples local de exposição, é como um organismo vivo, que cresce e evolui, que procura trabalhar uma personalidade colorida e irreverente, através da conjugação de todas as pessoas que nele participam, das empresas de mobiliário, iluminação, artigos para a casa, piscinas, jardins, serviços de arquitectura, decoração e design», refere a responsável máxima da equipa de trabalho que organiza o Salão.
Projectos de sonho e realidades de topo…
Aos eventos complementares organizados pela EXPONOR e pelos parceiros do certame juntar-se-ão as iniciativas das próprias empresas expositoras. A Guimarães & Noronha será uma delas e criará uma “Casa de Sonho” num formato T1, com zona exterior, onde os visitantes poderão contactar com as diversas áreas inerentes à construção, remodelação e/ou decoração de uma residência.
«O cliente encontrará um ambiente aprazível, com o qual se identificará e, junto de um ambiente global, acabará por encontrar lá resposta para qualquer área de seu interesse, seja ela ao nível de cozinhas, piso flutuante, cerâmicos e sanitários, mobiliário, sistemas de áudio/vídeo, lareiras, decoração ou projectos de interiores/exteriores», diz-nos Isabel Noronha.
Outras das iniciativas de realce transvasa da última EXPORTHOME, onde se apresentou, e lança âncora no INHOUSE 2010. Falamos da marca Associative Design, uma iniciativa da Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal (AIMMP) que traduz um reposicionamento da fileira Casa no mercado internacional. Em dois mil metros quadrados (no Pavilhão 2) estarão expostas algumas das melhores marcas portuguesas, com peças distintas e de design único. Constará ainda do espaço réplicas de interiores nobres de navios, dando a conhecer aos visitantes a oferta nacional ao nível da hotelaria flutuante – um nicho de mercado por explorar. Mas tudo isto representará, seguramente, muito mais do que um espaço de exposição.
EVENTOS COMPLEMENTARES:
● CONCERTO MÁRCIA BARROS E OS “BOSSA NOVA”
Dia 20 (sábado), às 19h00
Palco do INHOUSE, Pavilhão 5 B11
● NOA LIVE ACT
Dias 21 (domingo) e 26 (sexta-feira), às XXh00
Palco do INHOUSE, Pavilhão 5 B11
● MÁRIO DIAS (SAXOFONE) & CAMANÉ (PERCUSSÃO)
Dias 24 (quarta-feira) e 25 (quinta-feira)
Palco do INHOUSE, Pavilhão 5 B11
●ACÇÕES DE DEGUSTAÇÃO
Bacardi, Martini, Gin Bombay, Heineken, vinhos e “cocktails”
Restaurante Vintage e Club Bela Cruz
Todos os dias, durante o horário de funcionamento da feira
Pavilhão 4, C10
● FESTA INHOUSE
Dia 26 (sexta-feira), a partir da 23h00
Club Bela Cruz, no Porto
● A CASA IDEAL
Todos os dias, durante o horário de funcionamento da feira
Pavilhão 4, C50
● DEMONSTRAÇÕES DE CULINÁRIA «TUPPERWARE»
Todos os dias, a partir das 16h
Convidados Especiais: Chefe Alexandre (do Clube dos Cozinheiros, Porto Canal), no dia 21 (domingo), às 18h00; Paulo Branca (director da Tupperware Norte), no dia 23 (terça-feira), às 20h00
● CONSULTÓRIO DECO
Todos os dias, durante o horário de funcionamento da feira
Localização
SÍNTESE:
EXPONOR INHOUSE 2010 – 4.º Salão da Casa ao Jardim: Mobiliário, Decoração, Iluminação e Piscinas
Organização: EXPONOR – Feira Internacional do Porto
Local: EXPONOR – Feira Internacional do Porto (Matosinhos)
Data: de 20 a 28 de Março de 2010
Horário: Horário: das 15h00 às 23h00, nos dias 20, 21, 25, 26 e 27; das 17h00 às 23h00, nos dias 22, 23 e 24; das 15h00 às 20h00, no dia 28.
Em exposição: mobiliário e estofos; decoração, têxteis-lar e tecidos; iluminação; cozinha; piscinas e respectivo equipamento, máquinas e acessórios; jardim (mobiliário, plantas/viveiros, equipamentos, máquinas e complementos); serviços (decoração, design/arquitectura de interiores e projectos de recuperação)
Perfil do expositor: empresas e/ou lojas de venda ao público dos sectores abrangidos; arquitectos, decoradores e designers (empresas ou profissionais liberais)
Perfil do visitante: público
Se precisa de empresa de criação de conteúdo pode ver a Livetech