O Pão de Ul volta ao Parque Molinológico de Ul nos próximos dias 2 e 3 de Fevereiro, por ocasião da Festa de S. Brás, segundo informou Lurdes Resende, a presidente da Associação de Produtores do Pão de Ul (APPUL).
«Queria ver se, pelo S. Brás, tinha Pão de Ul no Parque Temático Molinológico de Ul», afirmou a responsável.
A presidente da APPUL explicou que a Associação conta com 26 associadas e que, regra geral, participa em «feiras temáticas» e, no geral, em actividades socioculturais organizados no município e para os quais seja convidada. O tradicional «Mercado à Moda Antiga» de Oliveira de Azeméis – realizado em Maio – é um dos eventos emblemáticos no qual a entidade se divulga.
O Pão de Ul é presença habitual no Parque Molinológico aos domingos, altura em que algumas padeiras «cozem ao vivo». Devido à época natalícia e ao mau tempo que tem persistido, tem estado ausente, mas irá regressar a breve trecho.
A criação de um «posto de venda de Pão de Ul» é, em termos práticos, uma das aspirações das «padeiras» reunidas na APPUL.
«Chegou-se a falar nisso, mas do dito ao feito vai uma grande distância», referiu, a propósito Lurdes Resende, aludindo, ainda, à pouca disponibilidade das padeiras – dado a azáfama diária das suas vidas – para se empenharem neste projecto.
A presidente da APPUL explicou que a criação de um local fixo de venda seria muito bom para a promoção do produto, nomeadamente junto de quem visita o município de Oliveira de Azeméis ou de quem por ele apenas passa.
A colocação do Pão de Ul no Parque Molinológico foi entendida pela Associação e pela Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis como uma forma de levar mais pessoas àquele espaço. Mas a dirigente associativa recordou e realçou que tal apenas se verifica aos domingos.
O Pão de Ul é actualmente distribuído diariamente em restaurantes e supermercados do concelho e também está presente – através de três ou quatro padeiras, entre elas Lurdes Resende – no Mercado de Oliveira de Azeméis.
A certificação do Pão de Ul e a criação de acções de formação que ajudem a passar para jovens a «arte» são dois dos objectivos da APPUL para um futuro a curto/médio prazo.
«Ainda há muito trabalho a fazer», sublinhou Resende, a respeito do processo de certificação, para o qual disse contar com o apoio da Autarquia.
Se precisa de Empresa design gráfico pode ver a Livetech