Com aproximadamente 15 mil metros quadrados de área expositiva, cerca de 250 expositores, desde fabricantes, representantes, distribuidores até criadores, preparam-se para o primeiro momento comercial do ano. A INTERDECORAÇÃO – Casa Hotelaria, Decoração e Brinde acontece de 28 a 31 de Janeiro (quinta-feira a domingo), na EXPONOR. A oferta é variada, passando pela arte da decoração, mesa, cozinha, têxteis-lar, produtos de festa, presente, bijutaria e acessórios de moda.
Internacionalização abre a porta a novos mercados
A internacionalização abre a porta às empresas portugueses a novos mercados. No caso dos empresários portugueses, Angola é um dos mercados de eleição. Determinada a continuar ao lado dos seus expositores, a EXPONOR – Feira Internacional do Porto já elencou no calendário internacional 2010 vários momentos comerciais a realizar na FIL – Feira Internacional de Luanda, dando assim seguimento ao protocolo de cooperação entre a Associação Empresarial de Portugal (AEP) e a congénere angolana para a organização conjunta de feiras. Continuando a decoração a ser um sector proeminentemente exportador, faz todo o sentido que uma das exposições a realizar em Angola abranja os segmentos de casa, mobiliário, decoração, iluminação e têxteis-lar. «Angola é um dos mercados de eleição dos empresários portugueses. A decoração tem potencial, como já conferimos no terreno e atestam alguns estudos», refere Francisco Marcos, director da INTERDECORAÇÃO. Dados de um estudo desenvolvido pela AEP – Associação Empresarial de Portugal (consultar em www.interdecoracao.exponor.pt) revelam que ao nível dos principais mercados de destino das exportações do sector continua a destacar-se o mercado angolano. De evidenciar ainda, pode ler-se no mesmo documento, o facto de Angola constituir o «segundo parceiro mais importante fora do espaço europeu, logo a seguir aos Estados Unidos da América», o que mostra que as empresas portuguesas parecem estar a aproveitar o potencial de crescimento deste mercado.
Uma das empresas que já trabalha o mercado angolano e vai estar presente na INTERDECORAÇÃO 2010 é a D.KT, que actua no mercado de prendas e acessórios. Lídia Caldeira, uma das responsáveis, acredita que a internacionalização é «condição necessária para o reforço da posição e competitiva». Já para a LASA (segmentos dos têxteis-lar e decoração), que opera em vários palcos internacionais, a internacionalização, subscreve João Costa, «representa 80% da sua capacidade exportadora».
Espaços de eleição
O Creative Design (em estreia), o Check-in Hotel e o Espaço Escola (em repetição) são as apostas para a 12.ª edição da INTERDECORAÇÃO. As novidades surgem com o objectivo de apoiar a criatividade e a inovação das empresas fabricantes portuguesas, criando espaços com identidade, sendo que no caso do Creative Design a dinamização estará a cargo da Associação Industrial de Cristalaria, que dará a conhecer, pela primeira vez, a oferta de alguns dos seus associados. Nos espaços que renovam a participação, para além das propostas dos alunos finalistas de design das várias instituições de ensino do Espaço Escola, juntam-se à hotelaria do Check-in Hotel as sessões de “show-cooking”, dinamizadas por alguns restaurantes que aderiram à iniciativa. Workshops, sessões de show cooking, demonstrações e exposição de trabalhos de jovens finalistas constituem assim algumas das iniciativas que integram o cartaz de actividades paralelas da INTERDECORAÇÃO 2010. Leia toda a informação em www.interdecoração.exponor.pt.
ACTIVIDADES PARALELAS
INTERDECORAÇÃO 2010
28 a 31 de Janeiro
◙ “Check-in Hotel InLove”
Org.: EXPONOR/Portuguese Business
Local: Pav. 4
Soluções integradas para renovar e decorar espaços de hotelaria continua a ser a aposta do Check-in Hotel. É um espaço de eleição, onde são apresentadas novas abordagens de acolhimento e lazer, de paladares e de experiências.
Se precisa de Empresa de web design pode ver a Livetech