Economia, Póvoa de Varzim, Sociedade

Competitividade, Empreendedorismo e Investimento – autarquia assina protocolo para estudos do concelho e tecido empresarial – P. Varzim

Foi assinado, na passada sexta-feira, 8 de Janeiro, um protocolo entre a autarquia poveira, a Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão (ESEIG) e a Associação Empresarial de Portugal (AEP) que permitirá a elaboração de uma Carta Económica do Concelho. 
O protocolo estabelece a colaboração entre estas três entidades para a realização de dois estudos com o objectivo de reunir um conjunto de indicadores que possam contribuir para a orientação estratégica do município da Póvoa de Varzim no domínio da promoção do Investimento e do Empreendedorismo. Trata-se, deste modo, de conhecer as potencialidades do concelho, de forma a implementar uma estratégia coerente de desenvolvimento que potencie a competitividade.
 
Afonso Oliveira, Vereador do Pelouro do Desenvolvimento Socioeconómico da Câmara Municipal, Flávio Ferreira, Presidente da ESEIG e Valente de Oliveira, Administrador Executivo da AEP assinaram este protocolo que estabelece que cabe à ESEIG o Estudo de Caracterização da Estrutura Empresarial do Concelho da Póvoa de Varzim elaborando, para isso, os questionários, a definição da amostra, a identificação das empresas alvo do questionário e dos agentes de desenvolvimento local, a entrevista e aplicação do questionários e o tratamento e síntese dos resultados dos resultados. Já a AEP realiza o Estudo de Caracterização / Enquadramento Geral do Concelho da Póvoa de Varzim, desenvolvendo os trabalhos de recolha estatística e bibliográfica, fase do projecto que passa pela identificação das fontes de dados, selecção dos indicadores, recolha de dados e interpretação de toda a informação de carácter descritivo e estatístico existente, com vista à caracterização do concelho e das suas dinâmicas.
 
Por último, cabe à Câmara Municipal a coordenação dos trabalhos, servindo de ponte de comunicação entre a ESEIG e as instituições onde serão aplicados os questionários por entrevista; a disponibilização de informações e publicações consideradas relevantes para a obtenção de dados estatísticos e bibliográficos; a síntese dos resultados, elaborando em conjunto com a ESEIG e a AEP o diagnóstico prospectivo do tecido empresarial da Póvoa de Varzim e do seu potencial competitivo; a consolidação do diagnóstico prospectivo, a partir do qual será possível equacionar opções estratégicas em termos de desenvolvimento económico e capacidade competitiva acrescida do concelho da Póvoa de Varzim, resultando daqui o Guia de Acção para a Competitividade e Investimento da Póvoa de Varzim; a elaboração do relatório final, a Carta Económica do Concelho, com informação e análise económica do concelho da Póvoa de Varzim no qual se procederá à caracterização detalhada do território nas suas múltiplas dimensões. Este relatório apresentará de forma integrada uma análise prospectiva com recomendações em termos de desenvolvimento económico, ou seja, integrará o Guia de Acção para a Competitividade e Investimento da Póvoa de Varzim.
O Município compromete-se a realizar um seminário final sobre a Competitividade no Concelho durante o qual será apresentada a Carta Económica do Concelho, nomeadamente, o Guia de Acção para a Competitividade e Promoção do Investimento e a promover a divulgação, junto dos empresários, agentes de desenvolvimento local e público em geral, dos estudos realizados.
A assinatura deste protocolo decorreu no âmbito da Comemoração do XX Aniversário da ESEIG, evento que teve lugar entre 4 e 8 de Janeiro.

Se precisa de empresas de web design pode consultar a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *