A Amorim Cork Composites, da Corticeira Amorim, é uma das empresas que se juntaram num projecto de investigação destinado ao desenvolvimento de bancos para comboios.
Fornecedores do sector ferroviário, empresas de desgin e a fabricante de material ferroviário Alstom Portugal estão envolvidas na iniciativa, um investimento de 721,5 mil euros.
A Amorim Cork Composites, a Caetano Components, a Couro Azul e o Inegi – Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial formam o consórcio responsável por este projecto, que tem também como parceiros a empresa de design Almadesign e o fabricante de material ferroviário Alstom Portugal, de acordo com um comunicado hoje divulgado.
O objectivo principal é «a agregação de competências para a concepção e desenvolvimento de soluções técnicas e funcionais a partir de meteriais mais eco-eficientes, mais leves e mais confortáveis», através da utilização de novos materiais, como compósitos de cortiça ou couros de elevada resistência ao fogo.
O projecto iseat, que é financiado a 50 por cento pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), tem a duração de dois anos, estando a sua conclusão prevista para «meados de 2011».
Se precisa de Empresa de desenvolvimento de web pode ver a Livetech