O Prémio Sustentabilidade do Sobreiro e da Biodiversidade Associada foi atribuído no passado dia 29 de Novembro, na Feira de Portel, à Herdade da Machoqueira do Grou, localizada em Coruche.
Lançado com o intuito de distinguir herdades e proprietários florestais pelas melhores práticas na gestão e valorização do montado de sobro e da biodiversidade associada, este prémio de boas práticas de gestão florestal surge na sequência do protocolo celebrado entre a CORTICEIRA AMORIM, a AFN – Autoridade Florestal Nacional, o ICNB – Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, a QUERCUS e a WWF, no âmbito da iniciativa europeia Business & Biodiversity.
A convergência de interesses de todas as entidades envolvidas, sob o patrocínio da CORTICEIRA AMORIM, originou uma oportunidade ímpar de promover a defesa do montado de sobro e a preservação da biodiversidade.
Assim, e no âmbito desta parceria, tem vindo a ser implementada uma Iniciativa para a Valorização e Sustentabilidade do Sobreiro e da Biodiversidade Associada, que assenta em dois grandes objectivos: aumentar, por um lado, o conhecimento através do incentivo a projectos de investigação nesta área e, por outro lado, divulgar e premiar as melhores práticas na gestão e valorização do montado e da floresta de sobreiro e da biodiversidade associada.
É dentro deste segundo objectivo que se insere o prémio de boas práticas que pretende, além de distinguir proprietários florestais, promover as melhores práticas na gestão de áreas de sobreiro e da biodiversidade associada.
A avaliação do Júri do concurso – constituído por um representante de cada uma das entidades do protocolo – incidiu sobre cinco herdades finalistas. Após a avaliação, de acordo com catorze critérios, a Herdade da Machoqueira do Grou foi eleita a vencedora da primeira edição deste prémio.
A Machoqueira do Grou, situada na charneca seca Ribatejana, foi considerada um modelo a seguir de planeamento inteligente e dinâmico que promove a sustentabilidade do Montado de Sobro – um dos poucos ecossistemas capazes de garantir uma actividade económica com a preservação e favorecimento da biodiversidade.
Com a entrega do Prémio, Nuno Barroca – administrador da CORTICEIRA AMORIM -, salientou que “As práticas de gestão do montado conduzidas na Machoqueira do Grou são um bom exemplo para outras explorações agro-florestais em montado. As medidas implementadas na gestão de espécies e habitats, em conjunto com outras boas práticas técnicas, desde a conservação do solo e da água, à rega de verão ou à instalação de culturas leguminosas sob coberto, são iniciativas que podem e devem ser replicadas em outras áreas de montado. ”
Se precisa de Agência de branding pode falar com a Livetech