A relação intermunicipal predominante no agrupamento de concelhos do Entre Douro e Vouga é «um excelente exemplo para o País», defendeu o novo presidente da Associação de Municípios das Terras de Santa Maria (AMTSM), Hermínio Loureiro.
Em declarações à EDV Informação, Hermínio Loureiro destacou a forma como os municípios de Arouca, Oliveira de Azeméis, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira e Vale de Cambra «têm trabalhado em conjunto para resolver os problemas das pessoas».
Este modelo de associativismo – considerou – «teve um papel importante no passado e é também relevante para o futuro, nomeadamente no aproveitamento dos fundos comunitários através do QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional)».
Segundo o presidente da AMTSM, que sucede no cargo a Alfredo Henriques (autarca em Santa Maria da Feira), a estrutura intermunicipal vai continuar a direccionar o seu trabalho «na resolução de problemas comuns em diferentes sectores, muito relacionados com a melhoria da qualidade de vida – onde sobressaem as questões ambientais – e que têm muito a ver com o desenvolvimento integrado dos municípios».
«Importa fortalecer, cada vez mais, esta relação intermunicipal e continuarmos a ser um excelente exemplo para o País», disse.
Hermínio Loureiro lembrou ainda «as enormes potencialidades» deste sub-espaço regional – como o turismo, o desenvolvimento social ou a vocação exportadora – «que convêm preservar».
O conselho directivo da AMTSM para os próximos dois anos, constituído no início desta semana, além de Hermínio Loureiro (autarca em Oliveira de Azeméis), integra dois vogais: Castro Almeida (autarca em S. João da Madeira) e José Bastos (autarca em Vale de Cambra).
A mesa da assembleia intermunicipal mantém a presidência nas mãos de José Artur Neves (autarca em Arouca), que conta com Teresa Vieira (autarca Santa Maria da Feira), nas funções de vice-presidente, e Elisabete Rocha (autarca Vale de Cambra), como secretária.
Este órgão é composto por 15 elementos, três de cada concelho.
A AMTSM foi constituída por escritura pública a 12 de Setembro de 1985 pelos municípios de Oliveira de Azeméis e S. João da Madeira, onde actualmente tem a sua sede.
O concelho de Vale de Cambra aderiu em 1993, seguindo-se, em 2000 Arouca e Santa Maria da Feira.