Portugal está representado pela Escola Secundária Soares Basto no projecto transnacional «ModeLiving» que arranca esta quarta-feira em Bolu, na Turquia, anunciou fonte do estabelecimento de ensino de Oliveira de Azeméis.
A delegação portuguesa – constituída por três professores – parte na quarta-feira para aquela cidade turca, onde participa até sábado numa reunião preparatória com responsáveis dos outros países envolvidos.
«O primeiro encontro servirá para criar documentos de trabalho comuns e para definir estratégias e actividades que orientem o processo de implementação do projecto», explicou à EDV Informação a coordenadora do «ModeLiving», Graça Castro.
«Temo-nos dado bem com actividades de intercâmbios e cooperação e, por isso, julgo que esta não vai fugir à regra», disse a professora da «Soares Basto».
Na comitiva segue o promotor da candidatura portuguesa, Isidro Figueiredo, também ele docente daquela escola e actualmente a iniciar as funções de vereador responsável do pelouro da Educação na Câmara de Oliveira de Azeméis.
«A partilha de experiência entre escolas de diferentes países é o caminho a seguir para o desenvolvimento das actividades lectivas, num mundo cada vez mais global», afirmou à EDV Informação Isidro Figueiredo.
Embora não podendo dar continuidade ao projecto – por força das suas novas funções na autarquia -, sublinhou «a coragem» das instituições europeias ao lançarem programas desta natureza, que «reforçam o papel das aprendizagens ao longo da vida na criação de um sentido de cidadania europeia, baseada na compreensão e no respeito pelos direitos humanos».
Enquadrado no programa «Sócrates – Grundtvig», o «ModeLiving» tem por base a promoção de estilos de vida saudáveis, através de uma alimentação equilibrada e da prática de exercício físico.
Neste projecto – comparticipado por fundos comunitários – estão envolvidas escolas da Alemanha, Polónia, Portugal, Roménia e Turquia.
O «Sócrates – Grundtvig» é destinado a adultos, no âmbito do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida (PALV), que surgiu em 2006 de uma decisão adoptada pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho da União Europeia (EU).
O PALV visa contribuir para «o desenvolvimento da EU, enquanto sociedade baseada no conhecimento, caracterizada por um crescimento económico sustentável, com mais e melhores empregos, assim como com uma maior coesão social, actuando em paralelo para uma adequada protecção do ambiente, considerando as gerações futuras».
Se procura empresas de criação de websites pode contactar a Livetech