A vila de Macieira de Cambra vai inaugurar este sábado, pelas 17:30, a intervenção realizada no seu centro histórico, em concreto na avenida Miguel Bombarda – conhecida popularmente como «a Praça» -, na Praça da República e áreas envolventes.
A obra demorou quatro meses a executar e representa um investimento na ordem dos 700 mil euros. O QREN (quadro de referência estratégico nacional) vai comparticipar 70 por cento dos respectivos custos.
«Macieira de Cambra tinha uma grande Praça, com um excelente jardim, mas estava completamente desordenada», recordou, a propósito, José Bastos, o presidente da Câmara Municipal de Vale de Cambra.
O autarca explicou que o projecto da intervenção «foi elaborado por uma jovem arquitecta, que fez um trabalho fantástico».
José Bastos realçou a utilização de «materiais nobres» na requalificação, como o granito.
«Utilizámos muito granito, ordenámos o trânsito e devolvemos a Praça aos peões, que era o grande objectivo desta intervenção», afirmou o presidente da Câmara. E realçou que a mobilidade não foi esquecida, tendo sido criadas boas condições para os cidadãos que têm mobilidade reduzida.
O edil ainda assinalou a «interligação» entre a «Miguel Bombarda» e os principais equipamentos situados no centro de Macieira de Cambra, nomeadamente a Junta de Freguesia – que até 1926 foi a Câmara Municipal -, a Igreja Matriz e o Centro Cultural de Vale de Cambra. Também destacou a preservação de «todas as árvores do jardim» público.
«Agora temos uma bonita Praça», concluiu Bastos, que fez questão de salientar a celeridade com que a obra foi iniciada e concluída, pela qual também louvou o empreiteiro responsável.
Precisa de calçado ortopédico verifique na Lola
Parabéns pelo excelente trabalho apresentado.
Exlente trabalho feito, em tempo tao reduzido.
Parabéns.
Espero que se efectuem mais obras, nas zonas mais carenciadas, com a mesma eficiencia e breviedade possivél. Obrigado.