Sociedade, Trofa

Câmara Municipal da Trofa aposta na certificação dos Serviços

A Câmara Municipal da Trofa, sentindo a necessidade de manter a sua contínua evolução, desenvolveu um Processo de Certificação da Qualidade dos seus serviços, dirigida para a satisfação do seu Cliente.
 
Para o Presidente da Câmara Municipal da Trofa “A excelência dos serviços é uma mais-valia que devemos aos nossos Municipes e, por isso, a Câmara Municipal da Trofa aposta na transparência, celeridade, eficácia, eficiência e na melhoria contínua dos processos para que a satisfação das necessidades dos seus Clientes, munícipes e não só, seja um motivo de uma relação não problemática e conflitual com estes. É com eles que necessitamos de estar e é para eles que o nosso trabalho se desenvolve.”
 
A Certificação dos Serviços das Câmara Municipal contribui assim, para o reforço da Qualidade na Administração Local. Ao solicitar a auditoria por um Organismo externo, independente e devidamente acreditado, a Câmara Municipal da Trofa demonstra a confiança que tem nas suas práticas de gestão, bem como o interesse em divulgar ao cidadão o seu empenho e esforço em prol de serviços mais transparentes e eficientes.
 
Nesse sentido no passado mês de Julho alguns Serviços já obtiveram a sua Certificação. Nesta primeira fase o âmbito da Certificação abrangeu o Expediente Geral e o Atendimento On-line como Processos Operacionais. Como Processos Suporte estão incluídos os Sectores de Compras, Recursos Humanos, Infra-estruturas e Concepção e Desenvolvimento como descrito no seguinte esquema:
 
O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) da Câmara Municipal da Trofa, assenta num ciclo de melhoria contínua, tendo sempre como base o cumprimento rigoroso de todos os requisitos legais inerentes aos processos.
 
Com o intuito de desenvolver a Política de Qualidade da Câmara Municipal da Trofa, no âmbito do Sistema de Gestão da Qualidade, o executivo definiu alguns princípios orientadores: Cumprir os requisitos legais e outros que a Organização subscreva para o desenvolvimento das suas actividades, nomeadamente no domínio do Sistema de Gestão da Qualidade, assegurando a comunicação e o entendimento da Política da Qualidade; Melhorar continuamente a prestação de Serviços de forma a satisfazer e superar as expectativas dos munícipes; Trabalhar em conjunto, mantendo o espírito de equipa e fazendo cumprir a Política da Qualidade; Rever o SGQ de forma a permitir a melhoria contínua da eficácia do seu funcionamento, assegurando para tal os recursos necessários para o seu estabelecimento e acompanhamento; Optimizar a satisfação dos seus Trabalhadores, motivando-os para o total envolvimento na Organização; Formar e consciencializar cada trabalhador na importância do desempenho das suas tarefas ao serviço da Organização, assim como, na importância da sua participação e empenho no desenvolvimento do SGQ; Assumir e promover uma relação mutuamente benéfica com os Fornecedores, de forma a potenciar a aptidão de ambas as partes na criação de valor.
 
Com a concretização desta Política, a Câmara Municipal da Trofa, manifesta a sua firme convicção de que é possível e desejável dar continuidade a uma Política que visa promover a qualidade de vida dos cidadãos e uma cidadania solidária e que, para tal, é exigido, à autarquia trofense, elevar os padrões das suas prestações e competências, em todos os níveis de administração autárquica.
 
A entrega do Certificado e da Bandeira da Certificação, pela Entidade Internacional de Certificação (EIC) à Câmara Municipal da Trofa será efectuada em breve.

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