O risco de incêndio é hoje «máximo» em vários concelhos de sete distritos de Portugal continental, de acordo com o Instituto de Meteorologia (IM).
Ao todo são 21 concelhos dos distritos de Viseu, Coimbra, Leiria, Portalegre, Castelo Branco, Santarém e Faro que apresentam hoje o risco «máximo».
Estes distritos têm também outros concelhos com risco «muito elevado» e «elevado».
Os distritos de Bragança, Aveiro, Vila Real, Porto, Braga, Beja e Setúbal têm hoje concelhos com risco «muito elevado».
O risco de incêndio determinado pelo IM engloba cinco níveis, que variam entre o «reduzido» e o «máximo».
O cálculo do índice de risco de incêndio é feito com base nos valores observados às 13:00, da temperatura do ar, da humidade relativa, da velocidade do vento e da quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.
Para hoje, o IM prevê tempo quente com céu limpo, temporariamente nublado durante a tarde em especial nas regiões do interior.
Beja será o distrito com temperatura máxima mais elevada, 39 graus Celsius, seguido de Évora com 38º.
Os termómetros vão subir aos 37º em Castelo Branco e Santarém, aos 36º em Bragança e Braga e aos 35º em Lisboa e Coimbra.
O IM prevê continuação de tempo quente, aguardando apenas para sábado uma pequena descida da temperatura nas regiões do litoral oeste.
Devido ao tempo quente e seco, a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) accionou segunda-feira o alerta amarelo, também o segundo de menos grave de uma escala de quatro, que se deverá manter até sexta-feira.
Se precisa de Agência de design gráfico pode ver a Livetech