Depois do triunfo em 2006, João Cabreira (CCLoulé/Louletano) repetiu a vitória no Alto da Senhora da Graça, em Mondim de Basto, vencendo a quarta etapa da 71ª Volta a Portugal Lagos Sports, numa tirada que arrancou em Trancoso. Nuno Ribeiro (Liberty Seguros) terminou na roda de Cabreira e assumiu a condição de líder da prova, envergando, a partir de hoje, a “Camisola Amarela Lagos Sports”.
Com o pelotão de 120 corredores à partida a cumprir um minuto de silêncio em memória de Raul Solnado, a etapa que antecedeu o dia de descanso foi seguida por muito público na estrada. A primeira mexida na corrida surgiu com uma fuga de 17 corredores ao km 46, controlando o pelotão liderado pela equipa do então camisola amarela Cândido Barbosa (Palmeiras Resort/Prio). Desses fugitivos, atacaram ao km 109 Pedro Lopes (Loulé-Louletano) e Oleg Chuzhda (Contentpolis), com o “algarvio” a deixar o ucraniano para trás, após percorridos 4000 metros em conjunto. Porém, e como seria de esperar, uma vez que o asfalto se inclinava a cada metro percorrido no monte Farinha, as forças começaram a faltar a Pedro Lopes – até ser alcançado por Nuno Ribeiro e João Cabreira, a quatro quilómetros da chegada.
A partir daí, Cabreira e Ribeiro controlaram confortavelmente a vantagem até ao Alto da Senhora da Graça, com o corredor do Loulé-Louletano a repetir a vitória alcançada em 2006. “Sabia que tinha de atacar cedo para ganhar o máximo de tempo possível e desgastar os adversários para conseguir a vitória. Quando conseguimos chegar à frente eu estava interessado em ganhar a etapa e ele (Nuno Ribeiro) tinha interesse em chegar comigo para ganhar a camisola amarela”, referiu o atleta natural da Póvoa de Varzim. Segundo classificado, com o mesmo tempo de Cabreira, Nuno Ribeiro terminou com o mesmo tempo, mas levou o prémiomaior, ao garantir a “Camisola Amarela Lagos Sports” pela primeira vez desde que, em 2003, venceu a prova. Questionado sobre a intenção de repetir o triunfo preferiu jogar pelo seguro. “Depois do dia de descanso começa outra Volta a Portugal”. Líder da classificação geral individual, o trepador da Liberty Seguros tem João Cabreira a apenas 2 segundos, com David Bernabeu (Barbot-Siper) – outro dos protagonistas na recta final da etapa, juntamente com André Cardoso e Nélson Vitorino (Palmeiras Resort/Prio/Tavira) – a cotar-se na terceira posição da geral a 46 segundos.
Ainda na liderança da classificação por pontos, Cândido Barbosa perdeu demasiado tempo na luta pela “Camisola Amarela Lagos Sports” – está agora a 2m18s do primeiro classificado – e o discurso do corredor de Rebordosa deixa antever que as aspirações pessoais nesta Volta a Portugal Lagos Sports poderão passar pelo trabalho a favor de um colega de equipa. “Acusei algum desgaste mas consegui acelerar na parte final para tentar perder o menos tempo possível. Acho que ainda temos muita Volta para a próxima semana e tempo suficiente para conquistar de novo a camisola amarela. O David Blanco ficou bem posicionado e está numa posição bastante favorável para chegar ao primeiro lugar”, assumiu, recordando o tempo do colega espanhol – vencedor da Volta a Portugal 2008 -, a 1m49s de Nuno Ribeiro.
Descansam os guerreiros do asfalto…
Pedalam os cicloturistas na “Etapa da Volta RTP”
Esta 2ª feira, 10 Agosto, a caravana descansa, mas Felgueiras recebe a edição 2009 da “Etapa da Volta RTP”, uma iniciativa dedicada a cicloturistas e amantes da bicicleta. A partida está marcada para as 10h30 na cidade da Lixa, o pelotão passará por Felgueiras, segue em direcção a Fafe, sobe a Lameira e regressa a Felgueiras para escalar o monte de Stª Quitéria. Ao todo serão 67 KM, mas os últimos 1500 metros, em plena Santa Quitéria, serão cronometrados, e os heróis do dia recebidos na meta do mítico miradouro, cenário do final da Volta o ano passado.
Se precisa de empresa de criação de conteúdo pode ver a Livetech