Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Porto, Póvoa de Varzim, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Sociedade, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia

Quase todo o território português com índice UV muito alto

O território português com excepção de Angra do Heroísmo, nos Açores, está hoje sujeito a um índice de radiação ultravioleta (UV) muito alto, de acordo com o Instituto de Meteorologia (IM).

Este índice, que corresponde a uma situação de «cuidado», leva o IM a aconselhar a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protector solar e que se evite a exposição das crianças ao Sol.

O período crítico é sensivelmente entre as 11:00 e as 17:00.

O índice ultravioleta varia entre o «Baixo» e o «Extremo», passando pelo nível «Moderado», «Alto» e «Muito Alto».

Para hoje, espera-se céu limpo ou pouco nublado e uma pequena subida da temperatura máxima, em especial nas regiões do interior.

As temperaturas deverão chegar aos 35 graus Celsius em Évora, 34º em Castelo Branco, 30º em Lisboa e Faro e 22º no Porto.

Segundo a página do IM na Internet, «a parte ultravioleta do espectro solar desempenha um papel determinante em muitos processos na biosfera, possuindo muitos efeitos benéficos, podendo no entanto causar graves prejuízos para a saúde se o nível de UV exceder os limites de “segurança”».

Precisa de calçado ortopédico verifique na Lola

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *