Marco Cunha e a sua equipa Aluvia-Valongo receberam este domingo, em Oliveira do Bairro, a consagração pelas vitórias, individual e colectiva, conquistadas nesta 17ª Volta a Portugal do Futuro. Carlos Baltazar, também da equipa de Valongo, dirigida por José Barros, venceu ao sprint a última etapa, de 128,7 km, iniciada em Arouca e concluída à média de 41 Km/h.
Na frente da classificação final manteve-se o trio da equipa de Valongo, com Marco Cunha, vencedor absoluto, seguido nos lugares secundários pelos seus colegas Carlos Baltazar e Bruno Silva. Marco Cunha, que venceu três etapas seguidas, foi também o primeiro na classificação por pontos, enquanto na montanha triunfou Amaro Antunes (C. Agrícola) e na Juventude venceu o tavirense João Pereira.
Os corredores das equipas de Sta. Mª da Feira, dirigida por Manuel Correia, e do Crédito Agrícola, comandada por Fernando Mota, movimentaram a etapa com os ataques desde os primeiros quilómetros. Logo aos 11,5Km o feirense José Brandão venceu a primeira contagem de montanha do dia no alto de Chão de Ave, e 25Km mais à frente foi a vez de Diogo Silva (C.A.) triunfar no Alto de Decide, ambas as subidas de 4ª categoria.
Feita a junção do pelotão ao Km40, os ciclistas da Crédito Agrícola continuaram irrequietos com Amaro Antunes a ensaiar uma fuga, a que os feirenses responderam de pronto através de José Brandão e José Gonçalves. No entanto Amaro Antunes manteve uma vantagem suficiente para vencer destacado a subida de Talhadas, também de 4ª categoria.
O pelotão agitou-se a caminho de A-dos-Ferreiros e ao Km60 juntaram-se ao fugitivo Amaro Antunes um grupo de seis elementos, três dos quais da equipa de santa Maria da Feira, Joni Brandão, João Costa e Marco Coelho, acompanhados por Guilherme Lourenço (Mortágua), Jordi Simon (Andorra) e José Vega (Lizarte), cabendo a este a vitória na meta volante de Bolfiar. Mas o pelotão estava por perto e a tentativa foi anulada a caminho da meta volante de Sangalhos, onde triunfou o tavirense João Pereira. Depois de duas passagens na meta final, Carlos Baltazar (Aluvia/Valongo) vencia ao sprint a derradeira etapa da Volta a Portugal do Futuro.
71ª Volta a Portugal Lagos Sports
O mais importante acontecimento velocipédico nacional vai para a estrada a 5 de Agosto para cativar de novo o país e movimentar uma fantástica legião de fãs, que à beira da estrada ou, em directo pela televisão, vai seguir caprichosamente a marcha do pelotão nas tardes de calor que se aguardam com emoção e expectativa.
Se precisa de Agência de branding pode falar com a Livetech