A conferência «Segurança Urbana: Prevenção e Acção», a decorrer hoje em S. João da Madeira, antecede a reunião do Comité Executivo do Fórum Europeu para a Segurança Urbana (FESU), marcada para sexta-feira.
A conferência – a realizar no auditório do Centro Empresarial e Tecnológico – contará com a intervenção de especialistas nacionais e internacionais.
A reunião de sexta-feira dos membros do Comité Executivo do FESU discutirá um documento com linhas orientadoras sobre a política europeia de segurança urbana para ser proposto às instâncias comunitárias.
A Assembleia-Geral do FESU terá lugar em Junho, em Toulouse, França.
S. João da Madeira, com Matosinhos e Loures, é um dos três municípios portugueses que integram o Comité Executivo daquele organismo internacional.
O Comité Executivo do FESU é constituído por 21 membros de diferentes cidades e organizações europeias, entre as quais se contam aquelas três cidades portuguesas.
Com sede em Barcelona, o FESU articula-se com uma rede de estruturas à escala nacional existentes em diversos países, uma das quais é o Fórum Português para a Prevenção e Segurança Urbana, criado em 2005.
Este é presidido por Matosinhos e dele faz parte, desde a primeira hora, S. João da Madeira.
O FESU – a comemorar 20 anos de actividade – tem estatuto de parceria e aconselhamento, actuando em estreita colaboração com a Comissão Europeia, Conselho da Europa, Parlamento Europeu, Comité Europeu das Regiões e com a Rede Europeia para a Prevenção da Criminalidade.
Trabalhando em rede, as cidades integradas neste fórum internacional desenvolvem trocas de experiências e conhecimentos em matéria da prevenção e segurança, definição de estratégias, metodologias e práticas de actuação.
No caso concreto do Fórum Português, estão delineados objectivos que passam, designadamente, pela criação de um observatório intermunicipal para a segurança urbana, de um guia de desenho urbano para a redução da criminalidade e de um manual de estratégia e política de segurança urbana.