«A A32 tem para nós uma importância muito grande, designadamente no acesso para Norte e para Sul, pois de futuro não iremos precisar de ir ao nó da auto-estrada de Santa Maria da Feira», afirmou à EDV Informação o autarca, sublinhando, contudo, que «o problema das acessibilidades ao concelho só será resolvido» com a futura via estruturante e a concretização do IC35.
«A A32 não chega. Queremos também a ligação Arouca-Feira – a via estruturante que nos liga ao Litoral – e a ligação ao interior Norte de Portugal, através do IC35», disse.
Segundo o presidente da autarquia, o projecto da A32 contempla três nós que servem directamente o município de Arouca: Carregosa (Oliveira de Azeméis); Louredo (Santa Maria da Feira); e um próximo de Escariz.
«Estes três nós servem várias freguesias do chamado fundo do concelho e qualquer um deles ficam a cerca de 15 minutos da sede do município», explicou José Artur Neves.
A A32 (S. João da Madeira/Carvalhos) insere-se na concessão das auto-estradas «Douro Litoral», adjudicada em Dezembro de 2007 a um consórcio liderado pela BRISA.
A concessão, que envolve um investimento de 872 milhões de euros, estende-se por um total de 129 quilómetros.
De acordo com a informação divulgada pelo Ministério das Obras Públicas, a construção dos novos lanços irá beneficiar directamente cerca de um milhão e quinhentos mil habitantes entre Maia e Oliveira de Azeméis, na fronteira com o município de Vale de Cambra.
Esta concessão inclui a construção dos lanços S. João da Madeira/ Carvalhos, Picoto/Nó da Ermida e Gondomar/Covelo e a beneficiação dos troços entre Ameal/Leça do Balio, Coimbrões/Ponte da Arrábida, Nó de Santo Ovídio/Coimbrões, Carvalhos/Nó da VCI, Nó de Francos/Nó da VCI, Ponte da Arrábida (Norte)/Sendim, Espinho/Picoto, Ponte do Freixo Norte/Gondomar e Coimbrões/Ponte do Freixo Sul.
O lanço Gondomar/Covelo estará concluído em Agosto de 2010, tendo os restantes conclusão prevista para 2011.
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