A Câmara Municipal de S. João da Madeira procede, nesta sexta-feira (24 de Abril) ao lançamento de um projecto-piloto de compostagem doméstica. A sessão está marcada para as 18 horas, nos Viveiros da autarquia, na Rua Mouzinho de Albuquerque. Aí, decorrerá também uma acção de formação dirigida a quem se inscreveu nesta iniciativa.
Este projecto-piloto faz parte do Plano de Acção da Agenda 21 Local e tem como “mascote” o simpático boneco Orgânico. Estão envolvidos 25 munícipes moradores em casas com jardim ou horta que procederam à necessária inscrição, sendo-lhes fornecido um compostor, além de se disponibilizar ainda formação e o necessário acompanhamento.
A compostagem doméstica é uma excelente maneira de transformar os restos de vegetais e resíduos verdes (relva, flores, folhas, etc) num adubo orgânico, que melhora a estrutura dos solos e a resistência das plantas. Reduz-se, assim, a quantidade de resíduos produzidos, evitando-se também o uso de adubos químicos.
O lançamento deste projecto-piloto insere-se na programação da Semana da Terra de S. João da Madeira, que decorre até ao próximo domingo (26 de Abril, seguindo um programa que pode ser consultado em www.cm-sjm.pt/11348.
Se precisa de empresa de criação de conteúdo pode ver a Livetech