O dia mundial da dança (29 de Abril) é a data de inauguração da exposição «Uma Carta Coreográfica», que exalta o movimento, o corpo e a dança. Concebida pela coreógrafa Madalena Victorino, esta exposição pretende sublinhar o papel das artes no desenvolvimento e na realização plena do ser humano, no desenvolvimento social e cultural de uma comunidade. «Uma Carta Coreográfica» é uma acção de grande envolvimento nacional do programa «Território Artes» (Direcção Geral das Artes/Ministério da Cultura), e está patente no Museu Municipal até 7 de Junho, e fará parte da programação da Semana Cultural.
Para além do Museu Municipal, «Uma Carta Coreográfica» estará também patente nos seguintes locais:
– Escola Secundária de Arouca (Biblioteca Escolar)
– Escola EB 2,3 de Arouca (Biblioteca Escolar)
– Escola EB 2,3 de Escariz (Biblioteca Escolar)
– Complexo Desportivo de Arouca
– Conjunto Etnográfico de Moldes de Danças e Corais Arouquenses
– Associação Cultural e Desportiva da Casa do Povo de Arouca
A exposição desenvolve-se em duas partes distintas «O corpo como adivinha» e «A dança como fábula». A primeira fala do corpo e a segunda do movimento do corpo.
Esta exposição transporta-nos para o mundo dos sentidos e pretende convidar as pessoas a ver o corpo nas infindáveis incógnitas que surgem e se escapam dele quando aparecem.
A coreógrafa «gostava que o todo da exposição entrançasse sensações, emoções e pensamentos que, postos em jogo com o corpo do público, chegassem a um resultado entusiasmante. Que se conquistasse uma compreensão individual e própria da Dança quando ela parte do seu chão: o corpo não trabalhado artisticamente».
«Uma Carta Coreográfica»
Exposição temporária: 29 de Abril a 7 de Junho
Museu Municipal de Arouca
Horário
Terça-feira a Domingo
9:00 | 12:30 e 14:00 | 17:30 (até 17 de Maio)
10:00 | 12:30 e 14:30 | 19:00 (a partir de 18 de Maio)