Em declarações à Agência Lusa, Melchior Moreira disse que a nova estrutura terá o papel de «interlocutor junto do Governo e da Associação Nacional de Municípios Portugueses» na discussão dos planos estratégicos para o turismo no país.
«Na filosofia das novas áreas regionais, é importante haver uma associação que defina, assuma e defenda o papel do turismo interno», sublinhou.
O presidente Entidade Regional do Turismo do Porto e Norte de Portugal falava à margem do Fórum Turismo, a decorrer hoje em Vale de Cambra, numa iniciativa da autarquia local.
«Estamos empenhados em criar a ANET, uma “espécie” de voz de todas as áreas regionais para que possa dar um contributo preciso num conjunto de políticas na área da promoção turística – em termos nacionais e internacionais – e que seja um parceiro colaborante e efectivo na definição das políticas estratégicas para o sector», acrescentou Melchior Moreira.
Os responsáveis pelas cinco entidades regionais de turismo e seis pólos (que correspondem a territórios mais pequenos) reuniram-se quarta-feira no Palácio de Estói, no Algarve, com o objectivo de organizar os estatutos da futura associação.
A antiga Associação Nacional de Regiões de Turismo (ANRET) foi extinta pouco depois de, em Dezembro de 2007, o Conselho de Ministros aprovar o diploma que reduzia de 19 para cinco as regiões de turismo em Portugal.
As cinco entidades regionais de turismo coincidem com as actuais regiões administrativas: Porto e Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve.
A estas juntam-se seis pólos, que gerem territórios mais pequenos: as regiões do Alqueva, Litoral Alentejano, Região Oeste, Douro, Serra da Estrela e Leiria-Fátima.
Os presidentes das Entidades Regionais querem agora criar uma nova associação e pensam terminar a elaboração dos estatutos durante a próxima reunião, agendada para dia 27 de Abril em Fátima.
Se precisa de Agência de branding pode falar com a Livetech