A organização conjunta estará a cargo da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e da Junta de Freguesia de Arrifana.
A evocação do Bicentenário reporta-se a um ataque particularmente violento do Exército napoleónico a Arrifana, como represália pelas acções da Resistência portuguesa. Decorreu no dia 17 de Abril de 1808 e causou grande mortandade entre a população local.
A sessão-solene do «Bicentenário das Invasões Francesas em Terras de Santa Maria» vai decorrer no próximo dia 17 do corrente, a partir das 16:00, no edifício da Junta de Freguesia de Arrifana.
Antes, a partir das 14:30, decorrerá um conjunto de actos evocativos. A saber: içar da Bandeira Nacional junto ao Monumento aos Mártires; Hino Nacional; homenagem aos mártires de Arrifana, com deposição de flores no respectivo monumento; deposição de flores nas Alminhas dos Fuzilados; e descerramento de placa evocativa do Bicentenário.
O desfile da Fanfarras do Exército e da Banda de Música de Arrifana vai iniciar-se às 15:30, junto ao Monumento aos Mártires.
A abertura do evento está agendada para as 08:00 do dia 14, quando se darão os primeiros repiques de sinos e salvas e serão içadas as bandeiras junto ao Monumento aos Mártires.
A exposições «Soldados da Guerra Peninsular – miniaturas” e “1º Centenário da Guerra Peninsular na Ilustração Portuguesa» serão inauguradas às 10:15. E estarão patentes no edifício da antiga Junta de Freguesia de Arrifana.
A exposição «Armamento e o Massacre da Buciqueira» abrirá as suas portas no mesmo horário, na actual sede da Junta, e as mostras «A Guerra Peninsular na Literatura» e «A Guerra Peninsular na Banda Desenhada» decorrerão – também a partir das 10:15 – na Escola EB 2,3 de Arrifana.
Se precisa de Agência de branding pode falar com a Livetech
ola estou de momento a realizar um projecto de final de curso sobre as invasoes fracesas. gostaria de saber como arranjaram os fatos.
obrigado