Cultura, Trofa

Trofa apresenta em Lisboa a exposição “A Imaginária Religiosa de São Mamede do Coronado”

A Câmara Municipal da Trofa inaugura a 1 de Abril em Lisboa a exposição A Imaginária Religiosa São Mamede do Coronado, na Galeria Arte da Terra, junto à Sé.
 
Com organização da Divisão de Cultura e Turismo da Câmara Municipal da Trofa, esta exposição contará com vinte peça e estarão representadas três oficinas de escultura e uma de pintura da Vila do Coronado.
 
A imaginária religiosa é uma mais valia do Património do Concelho da Trofa e já existe desde o século XIX, trata-se de um ofício com grande implementação na freguesia
 
No século XIX um pequeno núcleo de artífices, em freguesias que agora pertencem aos actuais concelhos da Maia e Trofa, começaram a ganhar forma na produção da imaginária. São Mamede do Coronado, concelho da Trofa, localizado entre Porto e Braga, destacou-se como um dos principais centros de comercialização da imaginária do norte do país, quando José Ferreira Thedim (neto) executou a imagem para a Capelinha das Aparições no Santuário de Fátima em 1920.
 
A produção desta obra suscitou um ânimo de encomendas, fazendo com que o ofício proliferasse e a mão-de-obra se especializasse.
 
A partir dos anos setenta do século XX o ritmo de encomendas começou a baixar e as grandes oficinas acabarem por fechar. Na actualidade os profissionais da imaginária trabalham, na sua maior parte, em casa, num contexto oficinal reduzido, com um, dois ou três trabalhadores.
 
Esta exposição ficará patente até 10 de Maio na Galeria Arte da Terra, em Lisboa.

Artigo AnteriorPróximo Artigo